O mundo das consolas portáteis está a dar muito que falar nos últimos tempos, primeiramente muito graças ao sucesso da Steam Deck, e mais recentemente graças ao lançamento e receção da ASUS ROG Ally. Aliás, nesta altura do campeonato, até a Sony, que disse há alguns atrás não ter qualquer intenção de voltar a apostar no mundo mobile, está a preparar o lançamento de uma nova consola portátil na forma da PS5 Lite.
Além da Sony, a Nintendo também se parece estar a preparar para lançar uma nova versão da Switch, agora com um poderio gráfico muito superior para não ficar atrás de ninguém.
É por estas e por outras, que acredito piamente que a Sony pode estar a ir pelo caminho errado. Afinal de contas, o poderio deste tipo de consola está prestes a dar um salto incrível.
Consolas Portáteis com performance de PC! É possível!
Portanto, de forma muito resumida, vai ser possível chegar a um nível de performance muito similar ao de um PC de gama média-alta atual, tudo muito graças aos novos APUs da AMD, denominados de Strix Point, que deverão apostar na arquitetura Zen 5 (até 16 núcleos), e ainda na arquitetura gráfica RDNA3.5 (até 40 Unidades de Computação).
Mais concretamente, estamos a falar de um poderio gráfico muito similar ao da velhinha mas ainda incrível placa gráfica AMD Radeon RX 6750 XT. Uma placa gráfica, que caso não saiba, significa que as próximas consolas portáteis do mercado podem oferecer uma fidelidade gráfica superior à PlayStation 5 ou até a Xbox Series X.
Consegue imaginar uma consola como a ROG Ally, com o poderio de um PC extremamente competente no mundo dos videojogos? Seria absolutamente incrível. Mas não é preciso imaginar! A AMD está mesmo a trabalhar arduamente para alcançar este objetivo
Entretanto, os APUs Ryzen 8000 (Strix Point) deverão ser uma realidade apenas em 2024. Ou seja, é uma excelente ideia ficar atento à evolução das consolas portáteis. A coisa vai evoluir de forma incrível!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!