(Especial) Conhece os perigos das streams ilegais?

Muito provavelmente, já viu algum jogo de futebol, ou qualquer outro evento desportivo através de streams ilegais, é algo (que como o nome indica) é completamente ilegal, mas na verdade, também é completamente normal nos dias que correm.

Dito tudo isto, se por acaso já andou neste mundo, sabe que estamos a falar de sites um pouco confusos, com montes de pop-ups, links estranhos, etc… O que claro está, pode ser uma autêntico mina de ouro piratas ou utilizadores mal intencionados. 

Vamos perceber porquê.



(Especial) Conhece os perigos das streams ilegais de futebol?

streams ilegais

Portanto, um novo estudo de mercado revela que 90% deste tipo de sites, contam com malware, scams, entre outras coisas. No entanto, a grande maioria das ameaças pode ser facilmente mitigada por soluções antipirataria muito simples, ou simplesmente… Estar atento ao que está a fazer.

Sabe qual é a razão para estes sites serem tão ‘estranhos’?

Nos últimos 10 anos, o mundo do conteúdo audiovisual tem feito tudo por tudo para acabar com as receitas destes sites, que claro, está maioritariamente nos anúncios publicitários.

Resumidamente, a lógica é simples, se os ‘ads’ derem pouco dinheiro, os piratas não se vão dar ao trabalho de criar e divulgar este tipo de plataformas. O problema é que isto ‘obriga’ estes mesmos piratas a ir à procura de fontes de receitas mais perigosas. Uma ameaça para os utilizadores!

Ou seja, estes sites, para continuarem a operar e a serem economicamente viáveis, têm de optar por anúncios “menos legais”. Isto, ao mesmo tempo que implementam esquemas estranhos. O que claro está, é o que a grande maioria destes sites faz, devido ao fato de a preocupação com os utilizadores ser pouca, ou inexistente.

É por isto mesmo, que 92% dos sites analisados contam com alguma forma de conteúdo malicioso. (Malware, Pop-ups ou Crypto Scams)

Contudo, isto acaba por não ser assim tão assustador! Afinal de contas, na grande maioria das vezes, estas ameaças requerem que o utilizador clique num anúncio, que instale uma app, ou se registe em algo. Ou seja, se por ventura estiver atento, e souber o que está a fazer, os riscos até são bastante baixos.

O problema é mesmo o utilizador menos conhecedor ou mais ‘velhote’. Que apenas quer ver o Benfica vs Porto, ou algo do género, e não faz ideia do que está a fazer…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também