Confirmado! AMD Zen 4 traz suporte ao PCIe 5.0 e memória DDR5

A AMD ultrapassou a Intel com o lançamento dos recentes Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3, e claro, ao que tudo indica, parece ter todo o intuito de continuar na frente!

Afinal de contas, apesar de todos os ‘leaks’ acerca daquilo que a Intel está a preparar para 2021 e 2022, parece que a AMD está pronta a rivalizar com tudo o que chegar ao mercado, ao lançar a nova arquitetura Zen 4. Uma tecnologia que já vai contar com suporte à nova memória RAM DDR5, e também já vai trazer suporte para o standard PCIe 5.0.

Aqui temos de salientar, que a Intel ainda está ‘presa’ ao PCIe 3.0, enquanto a AMD já anda no PCIe 4.0 desde 2019.



Confirmado! AMD Zen 4 traz suporte ao PCIe 5.0 e memória DDR5

AMD Zen 4 traz

Portanto, hoje ficámos a conhecer alguns detalhes acerca de um processador AMD EPYC Genoa, que claro está, é baseado na arquitetura Zen 4, contando com 96 núcleos e 192 threads.

Como é que chegamos a este número incrível de núcleos e threads? É tudo graças à implementação de 12 chiplets com suporte a memória DDR5 de 12 canais. Estamos a falar de 8 núcleos de computação em cada chiplet, ou seja, em vez de aumentar o número de núcleos por chiplet, a AMD foi pela rota mais simples, aumentou o número de chiplets na die.

Entretanto, parece que este processador vai ter um TDP de 320W, e capacidade de chegar até aos 400W. Ou seja, um aumento de 40W em relação aos processadores ‘Milan’. Quanto à data de lançamento, está tudo previsto para 2022… Mas calma, que os processadores para o mercado de consumo deverão chegar ainda em 2021, especialmente se a Intel oferecer concorrência a sério durante o ano.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também