Cientistas descobrem forma de comunicar com quem está a sonhar!

O que acontece quando sonhamos? Qual o motivo para criarmos cenários e acontecimentos na nossa cabeça? Como é que o cérebro escolhe aquilo que vemos? Isto são tudo boas questões, mas para as quais ainda não existem respostas concretas. Mas e se fosse possível comunicar com alguém quando está a sonhar e fazermos perguntas? Talvez tudo ficasse mais fácil.

Cientistas descobrem forma de comunicar com quem está a sonhar!

É exatamente a abordagem dos investigadores da Northwestern University. Eles vão tentar contactar uma pessoa quando ela está a ter um sonho lúcido. Mas o que é isto? Bem, é um sonho onde a pessoa sabe que está a sonhar e até consegue controlar o que está a acontecer até um certo ponto. Assim, vão colocar questões e as respostas serão dados por movimentos dos olhos ou contrações dos músculos como refere a CNN.

comunicar sonhar

Os investigadores descobriram que mesmo durante os sonhos somos capazes de seguir instruções e até conseguimos responder sim ou não a questões. De facto, até é possível resolver equações matemáticas. Segundo Karen Konkoly, neurocentista na Northwestern University, “isto demonstra que é possível contactar com as pessoas e realizar as operações necessárias para se obter respostas, apesar de elas estarem dormir”.

No entanto, não se pode dizer que este estudo esteja a ser um grande sucesso. É que das 158 tentativas de comunicar com alguém no sono REM, apenas 18.4% deram origem a respostas correctas. Ainda assim, para os investigadores isto é suficiente. Pelo menos, mostra que de facto é possível. Era o principal objetivo deste estudo.

Os investigadores afirmam que só era necessário perceber-se que era possível estabelecer uma comunicação bilateral. Isto foi a primeira conclusão e a mais importante. Espera-se agora que estas conclusões e métodos possam ser utilizados para estudar outras atividades cognitivas, tratar pessoas com excesso de pesadelos e a resolução de outros problemas de saúde.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também