Estas são as razões para o seu computador portátil não ligar!

Quando se prime o botão de alimentação do computador portátil, espera-se que ele ligue. Mas quando o ecrã permanece escuro e o zumbido familiar da máquina não se ouve, é natural entrar em pânico. Podem existir várias razões para o seu computador portátil não ligar, desde as mais básicas, como problemas com a fonte de alimentação, até problemas mais complexos com o hardware ou software interno. Estas são as formas mais comuns de resolver esses problemas.

Estas são as razões para o seu computador portátil não ligar!

Não conseguir ligar o portátil pode ser frustrante, mas os culpados comuns por detrás do problema são facilmente identificáveis na maioria dos casos, o que pode ajudá-lo a começar a resolver o problema. A principal consideração deve ser se o portátil tem carga suficiente. Nas situações em que o dispositivo não está devidamente carregado, a culpa é frequentemente da fonte de alimentação.

- Publicidade -

A tomada que está a tentar utilizar pode estar a funcionar mal ou pode haver um problema com o adaptador e o cabo de alimentação do portátil. Existe também a possibilidade de a bateria do seu computador portátil estar comprometida, especialmente se o utilizar durante muito tempo.

Isto deve-se ao tempo de vida útil da bateria de um computador portátil. Com o tempo, as baterias degradam-se e a sua eficiência diminui. Nestes casos, o computador portátil pode não ligar se a bateria estiver muito gasta ou tiver falhado completamente, mesmo que o computador esteja ligado à corrente. Existem vários sinais de aviso de que a bateria do seu computador portátil precisa de ser reparada e que deve ter em atenção.

Além disso, se componentes críticos como a placa-mãe, a RAM ou mesmo o disco rígido estiverem a sofrer falhas, não será possível utilizar corretamente o computador portátil. Alguns destes problemas podem ser indicados pelos sinais de diagnóstico do computador portátil (como códigos sonoros ou LEDs a piscar), mas outros requerem assistência profissional para serem resolvidos. Se o computador portátil ligar mas o ecrã continuar preto ou em branco, isso pode dever-se a um mau funcionamento do ecrã ou a problemas com a placa gráfica.

Verifique a tomada elétrica

Comece por se certificar de que a tomada eléctrica está a funcionar. A forma mais fácil de o fazer é ligar outro dispositivo à mesma tomada. Se o outro dispositivo funcionar, sabe que a tomada não é o problema; se não funcionar, experimente uma tomada diferente para ver se isso resolve o problema.

Se a tomada estiver a funcionar corretamente, preste atenção ao adaptador e ao cabo de alimentação do computador portátil. Apresentam sinais visíveis de desgaste ou danos? Um cabo danificado pode impedir que o computador portátil receba energia, o que pode causar o problema. Da mesma forma, certifique-se de que o adaptador de corrente está corretamente ligado ao computador portátil e ao cabo de alimentação.

desligar da tomada, fichas triplas ou extensões

Recomendamos também que observe quaisquer luzes indicadoras ou sons quando tentar ligar o computador portátil. Normalmente, os computadores portáteis e, por vezes, até o transformador CA têm códigos de luz e sons específicos que podem diagnosticar problemas relacionados com a bateria, a RAM ou outros componentes. Mesmo que o computador portátil não se ligue, estes indicadores podem dar uma ideia do que poderá estar errado.

Verificar se o ecrã está a funcionar

Se já tentou as soluções preliminares e o portátil continua a não ligar, é altura de verificar se o ecrã está a funcionar corretamente. Um ecrã que não responde pode levá-lo a pensar que o computador portátil não está a ligar quando, na verdade, pode estar a funcionar perfeitamente, mas o ecrã não mostra nada.

Para verificar se é este o caso, comece por verificar se o computador portátil dá sinais de vida quando o liga. Ouve a ventoinha a funcionar ou vê as luzes indicadoras acenderem-se? Estes sinais podem indicar que o problema não está no computador portátil, mas sim no ecrã.

computador portátil não ligar
Exemplo de portátil fino e leve de hoje em dia

Pode também tentar ligar o computador portátil a um monitor externo ou a um televisor, se disponível. Isto pode ser feito através de HDMI, VGA ou qualquer saída de ecrã disponível que o seu computador portátil possa ter. Se o monitor externo mostrar o ecrã do computador portátil, é quase certo que o problema é com o ecrã incorporado do computador portátil e não com a funcionalidade geral do computador portátil.

Neste caso, pode inspecionar o estado físico do ecrã e as suas ligações. Se o problema parecer complexo e não estiver familiarizado com o funcionamento interno dos computadores portáteis, é melhor considerar a ajuda de um profissional.

Verificar se existem problemas de hardware

A ideia de remexer no interior do computador portátil pode parecer intimidante (e por boas razões), mas também é essencial verificar se existem problemas de hardware quando o computador portátil não liga. Isto implica aceder e examinar os componentes físicos do portátil. Dito isto, antes de partilharmos soluções, é essencial compreender que abrir o computador portátil pode anular quaisquer garantias e que fazê-lo sem experiência suficiente pode fazer mais mal do que bem. Considere sempre o seu nível de conforto e os termos da sua garantia antes de prosseguir.

segundo monitor com o portátil

Se tiver dúvidas sobre os seus conhecimentos, avance para a solução seguinte. Se decidir avançar, comece pela bateria. Caso seja amovível, retire-a cuidadosamente e verifique se existem sinais de abaulamento ou de fuga. No caso de se detetar alguma anomalia, é melhor substituir a bateria. Se, no entanto, tudo parecer bem, tente reinseri-lo corretamente e verifique se isso faz alguma diferença.

Em seguida, considere a RAM (Random Access Memory), uma vez que uma RAM defeituosa ou mal colocada pode fazer com que o portátil não arranque. Localize a ranhura da RAM no seu computador portátil (a maior parte delas é facilmente acessível) e tente reinserir os sticks de RAM. Isto pode resolver quaisquer problemas menores que possam estar a impedir o seu computador portátil de arrancar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.