Tenha atenção a isto se vai comprar uma câmara de segurança!

Uma câmara de segurança é um excelente complemento para qualquer casa inteligente. E se está no mercado para adicionar a tecnologia à sua casa, aqui estão algumas coisas a considerar ao comprar uma câmara de segurança inteligente.

Tenha atenção a isto se vai comprar uma câmara de segurança!

Que ecossistema de casa inteligente está a utilizar

Uma das principais considerações a ter em conta quando pretende adicionar uma câmara de segurança à sua casa inteligente é simples. Terá de se certificar de que a câmara é compatível com o ecossistema de casa inteligente que utiliza. Por exemplo, se utiliza o Google Home, a câmara também tem de ser compatível com os seus dispositivos desta família. Se comprar uma câmara que só funcione com o Apple HomeKit, não funcionará com os outros equipamentos e causará problemas que anulam o objetivo da casa inteligente.

AJAX alarme casa, comprar uma câmara de segurança

Se a câmara pode ser utilizada no exterior ou no interior

Outra questão a ter em conta quando procura uma câmara de segurança é onde a quer colocar em sua casa. Existem dois tipos principais de câmaras. Um tipo pode ser utilizado apenas em interiores, enquanto o outro tipo foi concebido para ser utilizado no exterior e pode suportar elementos como a precipitação e grandes oscilações de temperatura.

As câmaras concebidas para utilização no exterior são normalmente mais caras do que os modelos para utilização no interior, mas têm frequentemente mais funcionalidades, uma vez que a vigilância no exterior é mais difícil devido à iluminação e às condições ambientais.

Se necessita de uma fonte de alimentação ou se utiliza uma bateria

Outra grande diferença entre as câmaras de segurança é a fonte de alimentação. Algumas câmaras utilizam uma ficha eléctrica tradicional para a alimentação, enquanto outras utilizam uma bateria recarregável.

As câmaras alimentadas por bateria oferecem mais flexibilidade em termos de local de instalação, uma vez que não é necessária uma fonte de alimentação. Mas a grande desvantagem é que, devido à bateria, terá de recarregar a câmara em determinados intervalos, desde algumas semanas a alguns meses, dependendo da quantidade de vídeo gravado.

As câmaras com bateria são frequentemente mais caras do que as câmaras com ficha.

O campo de visão da câmara

Uma das especificações técnicas mais importantes a ter em conta ao comprar uma câmara é o campo de visão. Como o nome sugere, o campo de visão é a área visível de um local que uma câmara capta, medida como um ângulo. Uma câmara com um campo de visão de 180 graus pode captar tudo o que se encontra no seu caminho. Um campo de visão mais pequeno capta menos de uma área.

Depois de decidir onde pretende colocar a câmara, tem de encontrar um campo de visão que corresponda melhor ao local. Por exemplo, não vai querer comprar uma câmara de exterior com um campo de visão pequeno que não capte grande parte do seu jardim.

Em alternativa, algumas câmaras no mercado oferecem capacidades de pan/tilt/zoom. Isto significa que pode rodar a câmara para cima/baixo e para a esquerda/direita para captar mais de uma área.

A resolução de vídeo da câmara

Tal como a sua televisão, as câmaras de segurança oferecem diferentes resoluções de vídeo. Atualmente, a maioria das câmaras oferece um de três tipos de resolução – 1080p HD, 2K e 4K. Como já deve ter adivinhado, as câmaras 4K oferecem a melhor resolução possível, seguidas pelas 2K e depois pelas HD 1080p.

Todas as três opções têm vantagens e desvantagens. Para uma opção de interior, uma opção HD ou 2K fornecerá provavelmente a qualidade de imagem de que necessita. Mas se quiser vigiar o exterior da sua casa, considere uma câmara 4K. Embora seja mais cara, pode mostrar mais detalhes numa área ampla e funcionará especialmente bem quando fizer zoom em algo como uma matrícula.

Se o fabricante tem um bom historial de privacidade e segurança

As câmaras domésticas inteligentes permitem-lhe ver o seu mundo privado. Isso torna a privacidade e a segurança especialmente importantes. Quando estiver à procura de uma câmara para a sua casa, faça alguns minutos de pesquisa sobre os fabricantes que está a considerar.

Considere câmaras de nomes maiores e mais estabelecidos com um bom registo de segurança. Embora possa querer poupar algum dinheiro numa empresa de que nunca ouviu falar, vale sempre a pena jogar pelo seguro. Certifique-se de que a empresa também oferece autenticação de dois fatores para a sua conta como uma medida de segurança robusta.

Agora que já sabe mais sobre câmaras domésticas inteligentes, esperamos que estas considerações o ajudem a selecionar a opção perfeita para ajudar a proteger a sua casa.

Agora já sabe a que tem de dar atenção se vai comprar uma câmara de segurança.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados