Se lhe falarmos de boxes de TV ou até de TVs Android sabe exatamente ao que nos referimos. Mas se lhe dissermos Amlogic talvez o nome não lhe diga nada. No entanto a verdade é que é o coração de todos estes sistemas. De facto, o chip está na base de quase todas a boxes de streaming e televisões com Android. No entanto o que importa mesmo é que vem aí uma novidade e como tal vai valer a pena comprar uma box de TV Android!
Agora vai mesmo valer a pena comprar uma Box de TV Android!
Muitas das melhores boxes Android e Google TV de empresas como a Xiaomi e outras também usam um chipset fornecido por esta empresa. Agora, a SEI Robotics revelou uma box de nova geração que utiliza o próximo chipset da Amlogic. Dito isto chega com algumas grandes atualizações. O novo chip poderá abrir caminho para que cheguem ao mercado caixas de streaming e televisores Android TV ainda mais potentes e eficientes.
O chip Amlogic S905X5 é fabricado com um processo de 6nm, o que leva a uma alegada redução de 50% no consumo de energia com o mesmo nível de desempenho. Isto deverá conduzir a um grande salto no desempenho e na eficiência. Em comparação, os SoCs Amlogic da geração atual utilizam um antigo nó de 12 nm. Dado que as caixas de streaming e os televisores estão constantemente ligados a uma tomada elétrica, o aumento da eficiência poderá permitir aos fabricantes conceber caixas e dispositivos de streaming mais pequenos.
Para além do nó de processamento mais recente, o Amlogic S905X5 inclui um “CPU de próxima geração”, que se presume ser o Cortex-A510. Uma GPU Mali-G310 a 1GHz junta-se à festa. Logo à partida é capaz de renderizar a interface em resolução 4K HDR. Embora os melhores dispositivos de streaming possam reproduzir conteúdos em 4K, estão limitados a apresentar a interface em resolução Full HD.
Outras atualizações significativas incluem Dolby Atmos, eARC, taxa de atualização variável, descodificadores duplos 4K 60fps, suporte H266 e muito mais. O suporte AV1 não é mencionado, mas deverá estar presente, uma vez que o chipset de quarta geração da Amlogic já suporta o formato de codificação de vídeo sem direitos de autor.
No entanto não espere que novas boxes de TV Android e dispositivos de streaming que utilizam este novo chipset Amlogic cheguem às lojas tão cedo.
De acordo com as fontes de Mishaal Rahman, o chip entrará em produção em massa no segundo trimestre de 2024, provavelmente no final do trimestre. Assim, é pouco provável que os dispositivos que utilizam o chip de quinta geração da Amlogic apareçam no mercado antes do terceiro ou quarto trimestre de 2024.
First time hearing about the new Amlogic #S905X5, in this LinkedIn post from @SEIRobotics, announced at #IBC2023.
It's now using the ARM Mali-G310 GPU.
Comes with Dolby Atmos, eARC, VRR, and QMS support.https://t.co/mJp32ARVD7 pic.twitter.com/IlTBZV6QhN— Android TV Guide (@AndroidTV_Rumor) September 16, 2023
Isso também significa que o suposto Google Chromecast 2023 provavelmente não usará o novo chipset Amlogic. Seja como for quando sair este chipset vai permitir que a Google ofereça um Chromecast 4K mais poderoso com um design ainda mais elegante. O modelo atual alimentado pelo chip Amlogic S905X3 já precisa de uma renovação olhando para os 8 GB de espaço de armazenamento e falta de suporte ao codec AV1 sendo um grande problema.
No entanto, assim que chegarem as novas boxes de TV Android com o chipset de quinta geração da Amlogic, espera-se que proporcionem uma experiência de utilizador notavelmente melhor do que as caixas de TV e televisores Android da geração atual.