Comprar um adaptador Wi-Fi pode ser um má ideia!

É muito provável que já tenha recorrido a um adaptador Wi-Fi para levar Internet sem fios a um computador que não tem uma placa integrada para esse efeito. Ou então que esteja avariada. São muito utilizadas nos computadores de secretária que só possuem normalmente uma entrada de rede ou então em alguns portáteis. De facto, são úteis, não ocupam muito espaço e disponibilizam uma função muito útil. Ainda assim, comprar um adaptador Wi-Fi pode ser uma má ideia. Sobretudo quando precisamos de aceder à Internet com muita velocidade.

Comprar um adaptador Wi-Fi pode ser um má ideia!

Interferências

Dependendo de onde está o seu adaptador Wi-Fi, a interferência pode começar antes mesmo de as ondas de sinal chegarem ao router. Se o adaptador for fisicamente pequeno, estará mesmo ao lado do computador que provavelmente tem uma caixa de metal. Isto pode reduzir significativamente a fiabilidade das ondas de sinal.

Não é apenas o seu computador que faz isso. Se ele estiver junto a uma mesa com pernas metálicas, pode encontrar o mesmo problema de interferência.

Para resolver parcialmente isto, pode comprar um extensor USB que se liga à sua porta USB e permite colocar o adaptador mais longe da fonte de interferência.

- Advertisement -

Antena interna

Os adaptadores sem fios estão disponíveis de duas formas diferentes. Os que têm antenas internas e os mais volumosos que têm antenas externas. A maioria das pessoas optam pelos primeiros até por uma questão de estética. Afinal de contas ninguém quer uma antena enorme a sair do dispositivo. Além disso, as antenas internas são mais baratas de produzir, por isso os adaptadores Wi-Fi compactos são mais acessíveis.

adaptador Wi-Fi

A verdade é que os que têm antenas externas geralmente proporcionam um melhor desempenho. Isto porque as antenas externas têm frequentemente um ganho maior, o que resulta numa melhor recepção de sinal.

Limitações

Ao considerar o melhor adaptador Wi-Fi para suas necessidades, há algumas coisas que tem de ter em conta. Primeiro, as especificações.

adaptador Wi-Fi

Certifique-se que adquire um que garante um acesso à velocidade máxima do seu plano de internet na banda que pretende usar. Caso contrário terá limitações.

Outra limitação de hardware é a porta USB em que liga o adaptador. As portas USB 2.0 têm uma velocidade máxima teórica de 480Mbps, mas que nunca chega bem a esse valor. Mais vale obter um adaptador USB 3.x, desde que tenha uma destas portas. Deste modo conseguirá ter acesso a uma velocidade máxima teórica de 5Gbps.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.