É perigoso comprar produtos no AliExpress?

É muito provável que alguém já lhe tenha dito que encontra um determinado produto muito barato no AliExpress. De facto, fala-se muito desta plataforma mas para vários utilizadores ainda é uma fonte de preocupações. Seja como for o que a maioria das pessoas procura saber é se é seguro comprar no AliExpress ou tudo não passa de uma burla? Quanto tempo é que os artigos demoram a chegar e o que acontece se não chegarem? Vamos dar-lhe todas as respostas e revelar se é perigoso comprar produtos no AliExpress.

É perigoso comprar produtos no AliExpress?

O que é o AliExpress?

Se não está familiarizado com o AliExpress saiba que se trata de um grande retalhista online pertencente ao Grupo Alibaba, que é uma empresa multimilionária que começou como um portal de compra e venda entre empresas. Desde então, expandiu-se para serviços de compra e venda entre empresas e consumidores e serviços de pagamento.

O AliExpress é o mercado de consumo online do Alibaba para compradores internacionais. Assim permite que as pequenas empresas da China vendam a clientes de todo o mundo.

comprar produtos no AliExpress

Tal como na Amazon, é possível encontrar praticamente tudo. No entanto, ao contrário da Amazon, todos os vendedores do AliExpress são terceiros. O AliExpress não vende nada. Limita-se a fornecer o mercado. Isso significa que sua experiência pode variar muito, dependendo do vendedor.

Porque é que o AliExpress é tão barato?

Se pesquisar alguns dos produtos no AliExpress, provavelmente notará imediatamente que muitos preços são realmente baixos. Porquê? Existem várias razões possíveis, mas todas elas são comuns.

Está a comprar diretamente

Em primeiro lugar, existe a possibilidade de estar a comprar diretamente a um fabricante, o que reduz o custo de venda para si. Os custos de produção na China são bastante mais baixos do que noutros países. A aplicação pouco rigorosa das leis de propriedade intelectual também pode contribuir para isso.

Muitos produtos electrónicos têm preços fantásticos no AliExpress porque são fabricados na China e pode comprá-los diretamente ao fabricante. Isto significa que evita intermediários.

É falso

A segunda possibilidade para um item extremamente barato é que ele seja falso ou “caiu da linha de produção”, possivelmente como uma rejeição de avaliações de qualidade de marca rigorosas. A menos que se trate de uma marca chinesa, a probabilidade de encontrar produtos de marca genuínos no AliExpress é quase nula. É por isso que é preciso ter cuidado com as fraudes.

Para competir com centenas de outros vendedores que oferecem o mesmo produto por um preço semelhante, alguns vendedores empregam práticas de listagem obscuras. A mais comum é incluir um pequeno acessório como compra opcional, que é mais barato que o produto principal. O custo do acessório – e não do produto principal – é apresentado nos resultados da pesquisa.

Seja como for o AliExpress oferece alguns negócios excelentes, mas nem todos os produtos são legítimos e as coisas raramente são tão baratas quanto parecem inicialmente. É possível obter todo o tipo de artigos falsificados, desde eletrónica a vestuário.

Quanto tempo é que o AliExpress demora a entregar?

Todos os itens no AliExpress têm um tempo estimado de entrega na página do produto, e geralmente é de 20 a 60 dias.

Tudo isto pode variar mas normalmente os artigos levam cerca de duas semanas a chegar. Todos os envios (mesmo aqueles com envio gratuito) terão um número de rastreio depois de enviados – mas pode demorar uma semana a enviar uma encomenda antes de ser adicionado um número de rastreio.

Depois disso, deve ser possível seguir a encomenda à medida que esta circula por vários centros postais chineses e, após uma longa espera, chega ao gabinete de desalfandegamento do seu país.

Se não tiver um número de seguimento após 10 dias, deves contactar o vendedor. No entanto, não será possível abrir uma disputa oficial por não entrega até que o prazo máximo de entrega tenha sido ultrapassado.

E quanto à qualidade dos produtos do AliExpress?

Na maioria dos casos, os produtos que compra serão os mesmos que encontra na rua. No entanto, por vezes, pode acontecer que não fique satisfeito com o produto. Talvez a espessura do material de um vestido não seja a esperada, ou as cores sejam diferentes. Nesse caso, deve ser realista ao contactar os vendedores.

A menos que haja algo específico na listagem que possa apontar como incorreto, o simples facto de não gostar do produto que comprou não é uma boa razão para exigir um reembolso. Então, o que é que pode fazer se não estiver satisfeito?

Atribuir o facto à experiência e não voltar a comprar a esse vendedor. Se o artigo foi efetivamente entregue e se a descrição e a fotografia do produto são exatas, o AliExpress não prestará qualquer assistência. Recebeu o que pagou.

Talvez seja possível negociar um reembolso parcial. Se o seu primeiro instinto foi avaliar o produto com 1 estrela, provavelmente já não é uma opção. As classificações são importantes e podem ser a sua única ferramenta de negociação.

Pode sentir-se tentado a devolver o produto, mas tenha cuidado. Enviar algo de volta para a China é dispendioso – muitas vezes mais do que pagou pelo artigo em primeiro lugar, e esse custo não será reembolsado. O rastreio dos artigos enviados para a China não é fiável na melhor das hipóteses e, por vezes, podem simplesmente desaparecer completamente na alfândega chinesa.

O verdadeiro perigo do AliExpress: Fraudes e falsificações

O AliExpress e o AliPay são sistemas sólidos no que diz respeito à segurança. Não são invencíveis, mas nada o é – e o seu historial é bom. Por isso, pode ter a certeza de que não é mais provável que as suas informações sejam roubadas através de um destes serviços do que através de um serviço mais familiar, como a Amazon ou o eBay (lembre-se de que até o eBay teve uma fuga maciça de dados).

As avaliações do AliExpress são fiáveis?

Já deve ter ouvido falar que o AliExpress é uma plataforma não confiável porque os vendedores podem simplesmente excluir comentários negativos. No entanto na maioria dos casos as críticas não estão a ser ocultadas.

Se clicar na página de comentários da loja, verá todos os tipos de classificações de avaliações. Pode ler as avaliações com pontuações baixas para descobrir porquê. Se a maioria das avaliações menciona problemas de envio, estes tendem a ser relevantes apenas para um determinado serviço de envio ou país.

A melhor forma de atuar se encontrar um produto sem quaisquer críticas é seguir em frente e continuar a procurar. Como mencionado, tenha especial cuidado com as lojas que têm um nome genérico com uma série de números aleatórios. É algo que tem de ter em conta de comprar produtos no AliExpress.

Verifique cuidadosamente a sua encomenda quando a receber

O sistema de garantia do AliExpress retém automaticamente o pagamento ao vendedor até que a encomenda seja assinalada como recebida. Por isso, certifique-se de que tudo está incluído, que se parece com o que encomendou e que, se comprou um artigo de marca, não parece ser uma falsificação. Pode até querer filmar o unboxing para que, se a sua encomenda estiver incompleta, tenha provas.

No entanto, mesmo depois de marcar um artigo como recebido, ainda tem um período de 15 dias para abrir uma disputa sobre os bens.

Então, é seguro fazer compras no AliExpress?

As evidências sugerem que comprar no AliExpress é realmente seguro, mas apenas se você for cuidadoso e realista. Existem pechinchas, assim como existem produtos de baixa qualidade e golpistas.

No entanto, muitos dos mesmos vendedores estão também presentes no eBay e na Amazon, e os preços não são muito diferentes. Dado que o eBay e a Amazon oferecem muito mais proteção aos consumidores, pode sempre ver lá se estiver desconfiado em relação ao AliExpress.

No entanto se um artigo que pretende só estiver disponível no AliExpress, ou se o preço for significativamente diferente, certifique-se de que investiga as opiniões do vendedor antes de comprar o artigo. Ou seja, tenha sempre atenção antes de comprar produtos no AliExpress.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.