Comprar placas gráficas em segunda mão? É boa ideia?

Comprar uma placa gráfica ainda é uma missão um tanto ou pouco complicada nos dias que correm. No entanto, com a loucura do mining lentamente a desaparecer, e com a produção a aumentar, as coisas vão acabar por chegar a um nível de normalidade! Muito provavelmente antes do fim do ano.

Mas lá está, com o fim da loucura, também é muito provável que as plataformas de revenda de material informático fiquem cheias de placas gráficas usadas. Placas essas, que podem, ou não, ter sido utilizadas no máximo das suas capacidades, durante dias a fio, no mining de ethereum.

Deve fugir destas placas? Na minha opinião, não. Existem boas oportunidades a um bom preço. Mas na opinião das fabricantes? Óbvio que sim. (Fonte)

Comprar placas gráficas em segunda mão? É boa ideia?

comprar placas

Portanto, o mining de criptomoedas com placas gráficas já não é um mundo tão apelativo como era antigamente. Afinal, a moeda vale agora menos dinheiro, e a dificuldade no mining aumentou significativamente nos últimos meses, o que significa recompensas mais baixas por bloco minado. É por isto que temos muitos miners a preferir um último ‘pay-day’. Como? ao vender a totalidade do seu equipamento informático em plataformas como o Facebook Marketplace, OLX, eBay, etc…

Dito tudo isto, na opinião da Palit, conhecida fabricante de hardware, nomeadamente placas gráficas, o risco associado à compra de placas gráficas em segunda mão não compensa o alegado preço mais baixo no mundo dos usados.

Entretanto, é preciso ter em conta que no meio de todas as placas “mining”, existem sempre algumas boas oportunidades. Afinal de contas, os preços neste mercado estão significativamente abaixo daquilo que podemos encontrar nas lojas. Contudo, segundo a Palit, que tem a sua opinião baseada em estudos independentes, comprar placas gráficas usadas é uma má ideia. Porquê? Aparentemente, após um ano, a performance do GPU é reduzida em 10%.

Será isto verdade? Bem… Mais ou menos!

Esta perda de performance não acontece sempre, depende muito do setup em que a placa foi utilizada. Ou seja, se o miner teve cuidado na construção do seu sistema, e teve a certeza que todas as placas tinham airflow suficiente para funcionar no máximo das suas capacidades, sem danos significativos associados.

Mas provavelmente mais importante que isto, temos de ter em conta que a Palit, e quem diz esta, diz todas as fabricantes de placas gráficas, recebem ZERO euros na venda de placas gráficas usadas. Por isso, não é assim tão impressionante ver uma fabricante a tentar meter os consumidores a comprar placas novas.

Ainda assim, mesmo tendo em conta esta estratégia das fabricantes. Se por ventura está no mercado à procura de uma placa gráfica usada, é boa ideia ter cuidado. Por isso, teste tudo e mais alguma coisa para ter a certeza que não está a receber uma placa gráfica “toda assassinada”.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está a pensar ver o que se “come” no mundo das placas gráficas usadas? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!