Comprar placas gráficas caras para mining é parvo?

Comprar uma placa gráfica neste momento é além de extremamente caro, muito complicado, devido à extrema escassez de exemplares nas prateleiras. O que claro está, muito se deve às dificuldades de distribuição impostas pela pandemia, dificuldades de produção das gigantes dos semicondutores como a TSMC e Samsung, mas claro… É tudo muito graças à nova loucura do mining de criptomoedas! Uma prática que foi potenciada pela explosão do valor da famosa moeda Bitcoin.


Nota: Caso não saiba, os miners de criptomoedas não minam Bitcoin, mas sim Ether (Ethereum). Mas todas as altcoins seguem as subidas e descidas da moeda mais forte, que claro está, é a BTC.


Pois bem, o mining voltou em força! Contudo, os analistas afirmam que mão faz muito sentido andar a comprar placas gráficas de milhares de euros para minar. Sabe porquê?



Comprar placas gráficas caras para mining é parvo!

placas gráficas caras

Portanto, segundo a firma de estudos de mercado Jon Peddie Research, comprar uma placa gráfica topo de gama apenas e só para minar é “foolish“. Especialmente no mercado atual, em que todos os modelos e predições foram parar ao lixo, devido à corrida ao ouro que tem existido à moeda virtual Ethereum. (A moeda que os miners de placas gráficas adoram.)

Pois bem, segundo a firma, o mercado de placas gráficas cresceu significativamente no fim do último trimestre de 2020. Mas claro está… Isto são dados que incluem as placas gráficas integradas! Entretanto, no mercado que realmente interessa, o de placas gráficas dedicadas, a história é bastante diferente… A coisa caiu 3.9% no último trimestre do ano, com a NVIDIA a ter nas suas mãos 82% de quota, enquanto a AMD fica por uns singelos 18%.

Então… Comprar uma placa gráfica poderosa, cara e sedenta de energia elétrica é má ideia porquê? Bem… Volte a ler a frase anterior!

Muito resumidamente, segundo o estudo, o consumo das placas provenientes das parceiras AIB da NVIDIA e AMD diminuem significativamente qualquer possibilidade de lucro. Além disso, a moeda favorita dos miners de GPUs, o Ethereum, vai ter o seu fork 2.0 dentro de muito em breve, o que claro está, pode fazer com que o mining a partir de placas gráficas passe a ser obsoleto. Ou seja, fazer um grande investimento nesta altura do campeonato, é parvo.

Esperemos que os miners percebam a dica, e deixem o stock para os gamers… Ahah, estou a brincar, isso nunca irá acontecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

A mais recente atualização da PS5 melhorou a performance!

É normal ver atualizações de firmware a trazer novas funcionalidades, correção de bugs, e melhorias na estabilidade do sistema. Mas uma atualização capaz de...

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!