Comprar PC agora a pensar no futuro? Que peças escolher?

Como deve ter percebido pelas promoções do Black Friday e Natal, o stock de componentes para PCs Desktop está pelas ruas da amargura. Bem… Mais ou menos… As coisas estão más se por ventura quiser uma placa gráfica de nova geração (NVIDIA RTX 30 ou Radeon RX 6000), ou se por acaso quiser um processador Ryzen 5000.

Mas será que precisa mesmo de componentes super-caros de última geração? Não será possível fazer uma boa máquina, para aguentar muitos e bons anos, sem se focar nas peças mais recentes e caras da indústria? Claro que sim! Aliás, com a saída dos Ryzen 5000, os ‘velhinhos’ Ryzen 3000 desceram de preço, sendo agora bastante mais apetecíveis. Além disso, apesar do lançamento das novas placas gráficas, as antigas RTX 20 ou RX 5000 continuam a ser muito competentes, especialmente se quiser jogar em Full HD ou QHD.



Comprar PC agora a pensar no futuro? Que peças escolher?

comprar pc agora

Portanto, vamos equacionar uma máquina baseada numa RTX 2060 (ou Super), RTX 2070 (ou Super) ou RX 5700 XT da AMD. São as placas gráficas que reinaram a gama média nos últimos tempos, e que na verdade, devido à falta de stock de produtos mais recentes, continuam a ser fortemente procuradas. Aliás, até no mercado de usados irá encontrar uns quantos modelos, a preços mais apelativos, visto que temos muito boa gente a tentar dar o salto para a nova geração. Porquê estas placas? Porque garantem uma boa qualidade de jogo, sem arruinar a sua conta bancária.

Dito tudo isto, qual é o processador que deverá comprar para não ter nenhum bottleneck na sua placa gráfica? E que motherboard é uma boa escolha para dar vida a esta máquina? Tudo isto para uma máquina que deverá aguentar pelo menos 4 anos.

Uma boa ideia seria um Ryzen 7 3700X, que continua a ser uma autêntica besta, a um preço agora mais apelativo! Estamos a falar de 8 núcleos e 16 threads a mais ou menos 300€. Para a motherboard, qualquer modelo B550 ou X570 de uma marca respeitável como a ASUS, Gigabyte ou MSI, tendo alguma atenção às VRMs e heatsinks, caso queira experimentar OC.

Porquê a plataforma AMD? É simples, com uma board B550 ou X570, pode trocar de CPU mais tarde para um Ryzen 5000, conseguindo um bom boost de performance sem trocar mais nada na sua máquina.

Entretanto, se tiver mais algumas dúvidas, pode enviar e-mail para geral@leak.pt. Quando a ressaca dos doces de Natal terminar, começo a responder aos pedidos de ajuda ahah 😛


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também