Tem de saber isto antes de comprar um braço para o seu monitor

A maioria das pessoas recomenda a aquisição de um braço de monitor se pretender uma configuração ergonómica. E de facto são muito úteis. Isto porque permitem ajustar os ecrãs da forma que achar melhor, ajudando a evitar o cansaço visual e outras dores relacionadas com a postura. No entanto, instalar um braço de monitor não é tão simples como parece. Assim não compre nenhum braço para o seu monitor sem ter em conta algumas coisas.

Tem de saber isto antes de comprar um braço para o seu monitor

O seu monitor é compatível com VESA?

A maioria dos braços de monitor utiliza a norma FDMI (Flat Display Mounting Interface) da VESA para garantir que se adaptam à maioria dos ecrãs. No entanto, nem todos os ecrãs são compatíveis com a norma VESA. Por isso, se está a planear adquirir um suporte ou braço para o monitor que tem ou está a planear comprar, deve certificar-se de que é compatível com a norma VESA.

É que alguns ecrãs não têm um suporte VESA. Por isso, se for esse o caso, terá de comprar um suporte de monitor inestético que prenda o ecrã nas extremidades. Se não quiser ver o seu monitor dessa forma ou se o seu ecrã for demasiado curvo para esta solução, não poderá deixar de utilizar o suporte incluído no ecrã.

O braço para o monitor pode suportar de forma fiável o peso do monitor?

Os braços de monitor só estão classificados para um peso específico, que varia consoante o modelo e o fabricante. Embora os ecrãs LED sejam atualmente mais leves do que os ecrãs CRT de antigamente, os monitores de 27 polegadas ou mais tendem a ser mais pesados.

Por isso, antes de montar um ecrã caro num braço de monitor barato, verifique se este consegue suportar o peso nominal do monitor. Caso contrário, arrisca-se a danificar o ecrã quando o braço se parte ou tomba por não suportar o peso que tem de suportar.

Os seus cabos são suficientemente compridos?

Para além da ergonomia, outra razão pela qual as pessoas utilizam braços de monitor é para terem uma secretária limpa. Assim, quando finalmente instalam um braço de monitor, passam os cabos de alimentação e de ligação do ecrã pelos canais de cabos do braço. Ou, se o braço não tiver um canal, utilizam uma manga que fixa e oculta os cabos.

No entanto, quando se faz isso, acrescenta-se uma distância extra entre o computador e o monitor. Por isso, a menos que o computador esteja colocado perto do ecrã, terá de investir num cabo mais comprido do que o que vem na caixa do monitor.

A sua secretária tem espaço extra atrás?

Se estiver a utilizar um braço de monitor fixo de montagem em braçadeira, só precisa de um pouco de espaço entre a secretária e a parede atrás dela. No entanto, os braços de posição fixa anulam o objetivo dos braços de monitor, uma vez que o ecrã fica preso a uma posição fixa e tem de se ajustar a ela, em vez do contrário.

No entanto, se tiver um braço de monitor totalmente articulado e quiser afastar o braço de si, precisará de espaço atrás da secretária para acomodar o braço. Ou seja, entre 5 a 10 cm. Se trabalhar num espaço apertado, terá menos espaço para se movimentar.

A sua mesa pode acomodar um braço de monitor?

A maioria dos braços de monitor são montados com grampos ou ilhós. Isto significa que a sua mesa tem de ter força suficiente para suportar o peso do monitor, do braço do monitor e de outros acessórios que coloque no monitor (como uma webcam).

Por isso, se estiver a utilizar uma secretária fina e barata que comprou numa feira da ladra, deve verificar se ela se vai partir quando colocar toda essa pressão numa área mais pequena. Além disso, algumas secretárias com rebordos elegantes não funcionam a não ser que estejam equipadas com um ilhó e o braço do monitor venha com um suporte de ilhó.

A superfície da secretária é suficientemente resistente para aguentar a pressão dos braços?

Embora a maioria das secretárias de madeira dura possa suportar o peso das montagens do braço do monitor, é necessário verificar se a superfície da secretária não será danificada pelo braço do monitor. Uma vez que estes suportes aguentam normalmente um peso relativamente elevado, deve fixá-los de forma segura à secretária.

No entanto, quando o faz, aplica pressão numa área relativamente pequena. Isto significa que, a longo prazo, pode deixar uma marca. Os braços do monitor podem mesmo riscar a superfície da mesa quando a instala. Por isso, para proteger o acabamento da sua secretária, utilize papel ou cartão cortado à medida do braço do monitor.

A configuração adapta-se aos braços de monitor?

Os braços para monitores são especialmente úteis se tiver vários monitores. Isto porque estes suportes permitem-lhe colocar os monitores próximos uns dos outros livremente, especialmente se tiver muitas outras coisas na sua mesa. No entanto, a maioria dos braços para vários monitores tem um limite máximo de tamanho que pode acomodar.

comprar braço para o monitor

Assim, se está a planear comprar três monitores ultra-largos de 34 polegadas, tem de verificar se os braços para monitores que está a comprar para os acompanhar se adaptam a eles. Afinal, se os braços do suporte forem demasiado curtos, acabará por ficar com um sistema de monitores mal posicionado ou não poderá utilizar os braços do monitor.

Com que frequência vai ajustar os monitores?

Deve também ter em conta um último aspeto, especialmente se tiver mais do que um ecrã. Os braços dos monitores são notoriamente difíceis de ajustar na perfeição. Embora possa ajustar facilmente um único ecrã num braço de monitor, uma vez que apenas o move em relação à sua posição, é mais difícil quando tem de ajustar um monitor em relação a si e ao monitor ao lado.

Pode dar por si a ajustar constantemente um monitor porque este parece estar desalinhado em relação ao ecrã principal. Depois de encontrar o local perfeito, é difícil voltar a ajustar os monitores na perfeição se quiser mudar as suas posições.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.