Compatibilidade dos jogos PS4 na PS5 vai ser muito complicada!

A guerra entre consolas está ao rubro com os fãs da PlayStation e da Xbox, ansiosos por saberem quem vai ganhar esta batalha. Num ponto, para já, parece que a consola da Microsoft leva vantagem. Segundo novas informações a Sony disse aos programadores de jogos PS4 que qualquer título que seja submetido para autenticação terá de ser totalmente compatível com consolas PS5. Esta compatibilidade PS4 e PS5 ainda vai dar muito que falar!

Compatibilidade dos jogos PS4 na PS5 vai ser muito complicada!

Esta regra entra em vigor no dia 13 de Julho. Isto significa que a partir de meio de Julho todos os jogos que forem criados para a PS4 já deverão funcionar na PS5. Mas e os milhares de títulos que já existiam?

A Sony lançou recentemente um documento no site oficial para parceiros. O documento detalha o que os programadores devem ter em conta para os jogos passaram no teste de compatibilidade de hardware da PS5. Esta opção foi adicionada à nova versão do kit de desenvolvimento de software PS4 no final de abril deste ano. A Sony disse aos programadores que os vai contactar para fornecer informações sobre como testar a compatibilidade da PS5.

PS5, compatibilidade PS4

A documentação dos programadores também fala um pouco do significado de “compatível”. Para isto acontecer o código terá de ser executado na consola Sony PS5 sem problemas e fornecer as mesmas funções que na versão PS4. Só assim vai poder correr na PS5. Ou seja, se um determinado modo não estiver disponível então o título não terá o selo de compatível.

Agora imaginem os milhares de jogos que existem para a PS4 e calculem também a probabilidade deles não funcionarem.

É que segundo algumas fontes a maioria não deverá ser compatível, pelo menos a 100%. Será que as editoras estarão dispostas a fazer alguns ajustes via updates para jogos antigos?

Isto pode ser bom para os consumidores. É que antes de uma pessoa comprar um jogo para a PS4 fica logo a saber através da caixa se vai funcionar na PS5.

Para além da compatibilidade outra questão importante na PS5 é o preço e ainda não existem informações oficiais. No entanto, Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment (SIE), disse recentemente que  o preço da PS5 vai refletir o melhor valor da consola. Ainda assim, isto não significa que seja “barata”. Mas quer dizer que terá uma boa relação qualidade/preço.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário