Galaxy S22 Ultra vs Vivo X80 Pro: Quem ganha na fotografia?

Foi há pouco mais de uma semana que fomos a Berlim, ao evento Europeu de lançamento do Vivo X80 Pro, uma viagem de muitos quilómetros para perceber aquilo que o novo topo de gama da gigante Chinesa tem para oferecer. Uma marca que ainda é muito recente no nosso mercado, e como tal, tem muito a provar.

Bem, até aqui, já percebemos que temos em mãos um smartphone que verdadeiramente vem com tudo, de forma a tentar dominar o mundo Android! Mas como já deve ter percebido, com a Zeiss à mistura, o grande foco da marca está mesmo no campo da fotografia.

Ou seja, apesar de partilhar muitas das especificações base com alguns dos aparelhos topo de gama mais conhecidos… Quando se abre a app da câmera, o X80 Pro é inegavelmente um aparelho feito para dominar tudo o que já podemos encontrar nas prateleiras! Nomeadamente o Find X5 Pro da Oppo, o Xiaomi 12 Pro, o iPhone 13 Pro Max da Apple, e claro, o Galaxy S22 Ultra, este último, a atual bandeira do mundo Android.

Mas o que significa a grande aposta da Vivo, em colaboração com a Zeiss, no mundo real?

Para tentar responder a esta questão, decidimos fazer um comparativo entre este aparelho e a oferta mais poderosa da Samsung. Estamos a falar do Galaxy S22 Ultra, que tem sido um dos aparelhos topo de gama Android mais vendidos em 2022. Vamos a isso?

Nota do Redator: Todas as fotos foram tiradas no modo automático, com os algoritmos de processamento ativos. Afinal, esta é a forma como a grande maioria dos utilizadores irão tirar fotos com o smartphone.

A comparação é sempre feita com o Galaxy S22 Ultra no lado esquerdo, e o Vivo X80 Pro no lado direito.

(Comparativo) Galaxy S22 vs Vivo X80 Pro: Quem ganha na fotografia?

Cor e Detalhe

Samsung Galaxy S22 Ultra // Vivo X80 Pro
Samsung Galaxy S22 Ultra // Vivo X80 Pro

Nestas fotos, principalmente na primeira, é notório que o S22 Ultra está a exagerar nas cores. Afinal, apesar de parecer que ambas são boas ‘capturas’, a verdade é que as cores reais estão sempre no lado direito, ou seja, nas imagens que pertencem ao Vivo X80 Pro.

Na primeira foto, o exagero na cor também resulta na captura de menos detalhe na foto.

Samsung Galaxy S22 Ultra // Vivo X80 Pro

Contudo, este exagero nas cores não acontece sempre. Quando o sujeito fotografado é um animal, neste caso o meu rico Cão de Fila de São Miguel, o Galaxy S22 Ultra foi capaz de capturar cores muito mais naturais comparativamente ao Vivo X80 Pro.

Reflexos

Um dos grandes objetivos da Vivo com a parceira Zeiss, passa por controlar os reflexos de luz que acabam quase sempre por entrar na lente. O que fica aparente na foto em cima.

Mas as coisas não ficam por aqui, o X80 Pro também é capaz de capturar mais detalhe e informação! Como podemos ver num dos pratos mais detalhados da parede do restaurante Ó Balcão em Santarém.

Afinal, é perfeitamente possível ver o granulado do prato, e detalhes do animal esculpido, na imagem capturada pelo X80 Pro.

Paisagem

Na captura de um ambiente mais alargado, ambos os aparelhos se portam bastante bem.

Contudo, quando começamos a fazer Zoom, é notório que o Vivo X80 Pro é capaz de lidar um pouco melhor com a informação que entra pelas suas lentes e sensores de fotografia. Ora veja a homenagem em baixo, ampliada:

Foto em ambientes com pouca luz (Sem modo Noite)

Mais uma vez, na captura alargada, ambos os aparelhos são capazes de mostrar uma performance muito satisfatória. Contudo, o X80 Pro porta-se melhor no controlo da luz, nos focos de luz mais intensos.

Além disso, se formos à procura de informação, também voltamos a notar uma melhor retenção de detalhe no smartphone da Vivo.

Por fim, sem modos noturnos à mistura, temos uma última foto no Cais da Vala Real de Salvaterra de Magos, onde podemos ver um melhor controlo da luz ambiente, e também uma maior visibilidade da vegetação traseira no Vivo.

Contudo, o S22 Ultra foi capaz de anular, e bem, alguns reflexos do poste de iluminação.

Modo Noturno

Esta comparação já pode ir um pouco mais ao gosto do utilizador. Mas na minha opinião, a ‘horta’ ficou mais bem conseguida no Vivo, sem exageros de luz e de cor.

Conclusão

É evidente que o X80 Pro fica um pouco acima do S22 Ultra da Samsung. No entanto, também temos de ser justos na comparação, visto que além de mais caro, o smartphone da Vivo também chega cerca de 6 meses após o lançamento do aparelho da Samsung, e claro, dos seus ademais rivais.

Por 1299€, a experiência de fotografia é muito provavelmente a melhor que poderá encontrar no mundo dos smartphones. Mas a diferença é significativa o suficiente para justificar a diferença de preço?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.