Como Investir sem Tomar Riscos Grandes Demais?

Investir sem riscos não é possível… Independentemente do estilo de ativo que se busca. Mesmo na renda fixa, o lastro depende da integridade das instituições que vendem os títulos. Por isto, o que se pode fazer é reduzir os riscos, tanto na escolha dos ativos quanto no próprio processo de tomada de decisão dos investidores.

Algumas dicas podem ser essenciais no preparo daqueles que são iniciantes no mercado financeiro, ou no caso daqueles que querem iniciar no trading. Afinal, todo trader negocia num período curto, e decisões velozes estão ligadas a um maior risco – assim como a um retorno mais rápido.

Dicas para Diminuição dos Riscos nos Investimentos

como investir

Existem diversas abordagens que podem preparar um investidor para ter acesso ao mesmo retorno com bem menos risco. Por exemplo, o uso do MetaTrader 4 para Windows permite um controle muito maior das negociações. Ou ainda, optar pela estratégia de diversificação, que até um determinado limite permite a diluição do risco com ativos de beta diferenciado.

Antes de passar pelas dicas do que deve ser feito, é importante ressaltar o que um investidor experiente evita:

  • Focar todo o investimento em ativos de alto risco.
  • Passar diretamente para a negociação antes de praticar com o modo demo.
  • Buscar antecipar eventos muito pouco prováveis e impossíveis de controlar.
  • Não estudar os fundamentos dos ativos que negociar.
  • Insistir num ativo que rendeu bons frutos, a acreditar em ganhos eternos.

Uso de uma Plataforma para Negociação

Investidores devem encontrar uma plataforma não só segura, como também dotada de recursos. Por exemplo, o já citado MT4 e software similares vão além da simples compra e venda. É possível aceder a gráficos e análises completas, em perfeito complemento ao conhecimento do utilizador.

Diversificação e Diluição de Risco

A chave para não tomar riscos muito grandes é não focar todo o investimento em um mesmo ativo, ou mesmo em ativos de risco similar. É comum que a ganância leve à busca por ativos de retorno alto, que também são os mais arriscados. Portanto, faz sentido uma carteira contar com ativos como o Bitcoin e um percentual em renda fixa e cotas de empresas.

De forma ideal, ativos contrários tendem a oferecer a melhor diversificação. Isto porque oscilações razoáveis para mais ou para menos são compensadas. Embora isso possa afetar a rentabilidade de forma absoluta, a diminuição dos riscos de forma percentual se torna um atrativo.

Fundamentação e Estudo

Mesmo no caso de ativos que parecem simples de negociar, como no caso de apostar na subida ou na descida do valor de mercado, é preciso estudar os fundamentos. Afinal, basear-se em puro achismo eleva o risco sem qualquer necessidade. Os estudos podem ser feitos por meio de vídeos, conteúdo escrito ou até mesmo por cursos.

Além disso, as decisões não são tomadas só com o entendimento do funcionamento do mercado. Saber o que é e como funciona cada CFD é o básico, mas deve ser seguido de um constante acompanhamento das notícias do mercado.

Saber a Hora de Parar

Sempre que a sorte começa a aparecer de forma frequente, não é raro que os investidores se animem a manter o comportamento. No entanto, é importante estabelecer metas e ater-se a elas. Isto porque, com a insistência, eventos contrários podem levar as conquistas e até os próprios aportes.

Então, faz parte da diminuição dos riscos saber a hora de parar, assim como quando é inteligente retomar.

Como Aplicar as Dicas da Forma Mais Inteligente?

Todas as dicas reunidas para investir sem riscos grandes demasiado altos. Podem e devem ser utilizadas em sinergia!

Esta facilidade permite que qualquer apostador diversifique, tenha uma reserva de emergência, tenha metas e negocie com uma boa plataforma após estudar os fundamentos, tudo em simultâneo.

Assim, com a eficiência com que os portugueses podem negociar ativos de toda a sorte com o software certo, não há dúvidas de que estas dicas podem reduzir riscos desnecessários. Os investidores e traders, porém, devem tomar cuidado para não acreditar que existe algum tipo de investimento sem risco.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também