Como estará o planeta daqui a 50 anos se a poluição continuar?


Por em

Com o tempo a passar, são cada vez mais os casos de poluição que se vão agravando em torno do nosso planeta. Seja a nível de emissões de gases para a atmosfera, ou até mesmo na quantidade de lixo que existe no oceano. E só para ter uma pequena noção de como as coisas estão a caminhar para o lado errado, estima-se que até 2050 haja mais plástico nos oceanos do que vida marinha. O que é de facto bastante preocupante.

Como estará o planeta daqui a 50 anos se a poluição continuar?

Sabemos que existem uma série de iniciativas por parte de várias ONG’s que têm trabalhado arduamente ao longo dos anos para encontrar soluções. E apesar de já haverem algumas máquinas capazes de limpar os resíduos tóxicos do oceano ou planos para a diminuição da emissão de gases para a atmosfera, isto simplesmente não chega para salvar o nosso planeta.

As empresas que mais poluem o meio ambiente

Nesta altura, já existe um ranking que nos revela quais as empresas que mais poluem o meio ambiente. E se olharmos com atenção, veremos que são apenas marcas que garantem os produtos para a nossa higiene e para termos em casa.

Mas eis as empresas que mais poluem o meio ambiente neste momento:

  • Danone
  • Mondelez
  • Procter & Gamble
  • Unilever
  • Perfetti van Melle
  • Mars Incorporated
  • Colgate-palmolive

Assim, sabemos que estas empresas são diariamente pressionadas para encontrar soluções para este problema. E apesar de sabermos que têm um papel fundamental no fabrico de vários produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, achamos que em primeiro lugar está o nosso planeta.

Para além disso, cabe a cada um de nós olhar para as estatísticas e reflectir sobre elas. Afinal de contas, se decidirmos adoptar soluções e comprar outros produtos alternativos, esta talvez possa ser uma decisão que mude um pouco o rumo das coisas.

Já sabemos quais as empresas que mais poluem ao nível dos oceanos… Mas e as emissões de gases para a atmosfera? Quem lidera a lista?

poluição planeta

As emissões de gases tóxicos para a atmosfera são outra dura realidade que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Com as empresas do médio oriente e asiáticas a dominaram a lista das mais poluentes.

Assim, sabemos que devido a todo o CO2 que diariamente sai da chaminé de cada fábrica, já existem partes no mundo (principalmente na China) onde a camada de ozono é bastante reduzida. Levando a que os raios ultra-violeta se tornem mais fortes e causem problemas para a saúde.

Mas eis as empresas mais poluentes do mundo a nível de emissões de gases para a atmosfera:

  • Petrochina (China)
  • China Petroleum & Chemical (China)
  • Arcelor Mittal (Luxemburgo)
  • NTPC (Índia)
  • RWE (Alemanha)

Dito isto, é curioso ver que nenhuma empresa norte-americana se encontra presente nos cinco primeiros lugares desta lista. O que não impede o país de, ainda assim, ter um dos mercados mais influentes do mundo.


Eletricidade do nada!? Parece que é mesmo uma possibilidade!


Resumindo, sabemos que se nada for feito para melhorar as estatísticas de cada empresa, daqui a 50 anos pode já nem haver planeta Terra com tanta poluição. Ou melhor, planeta poderá haver, mas saúde para viver nele é que não existirá. Portanto, resta-nos apenas zelar pelo nosso futuro e tentar ao máximo evitar comprar os produtos que mais poluem o meio ambiente. E talvez desta forma os donos destas empresas levem a mão consciência e percebam que nem tudo se baseia em dinheiro.

Fonte 1 / Fonte 2

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

8K vs 4K vs 1080p: Qual o tamanho dos vídeos no Galaxy S20 Ultra?

Smartphones com baterias amovíveis podem estar de volta!

Seguinte