Apesar de todo o seu potencial, o mercado dos híbridos plug-in já nos habituou a carros cheios de compromissos. Eu tenho um, gosto dele, mas sei que muita coisa mudou. Estou obviamente a falar de autonomias elétricas ridículas, carregamentos lentos, potências combinadas que não entusiasmam e, no fim, a sensação de que se tem o pior de dois mundos.
Por isso, agora que tudo tem vindo a mudar, e como tal há cada vez mais alternativas interessantes no mercado… Decidi voltar a testar o Audi A3 TFSIe de 2025 (45 TFSIe S line, 272 cv), que é na minha opinião um automóvel diferenciado em quase tudo. E claro… É um híbrido plug-in moderno!
Pode ler o nosso ensaio aqui:
É, honestamente, um dos ensaios mais completos e surpreendentes que tive oportunidade de fazer este ano. Entretanto, este artigo vai ficar mais focado naquilo que se calhar é de maior interesse para os condutores atuais.
O facto de ser um híbrido plug-in de nova geração!
Mais de 120 km elétricos, sem desculpas!
Com uma bateria de 25.7 kWh (20 úteis), o A3 conseguiu, nas minhas mãos, 128 km reais em modo puramente elétrico. Isto muda por completo a experiência de utilização. No meu caso, que ando sempre entre Salvaterra e Lisboa, posso ir e voltar sem usar uma única gota de combustível.
Ou seja, já não é aquele plug-in para “cumprir calendário” com 30 km de autonomia, mas sim um carro que pode substituir um elétrico em percursos urbanos e até em viagens mais longas. Isto sem ansiedades! Afinal, o carregamento também mudou. Enquanto o meu Golf GTE de 2018 ficava preso a 3.5 kW AC (duas horas para uns míseros 35 km), este Audi carrega a 11 kW AC ou 50 kW DC. Em pouco mais de 20 minutos num posto rápido tens bateria para mais de 100 km.
Isto sim é um plug-in pensado para 2025, não para 2015.
Ágil, rápido e desportivo!
Apesar do peso extra da bateria, o A3 TFSIe é ágil e divertido. Vai dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de 6 segundos e atinge 250 km/h. Aliás, até dava mais, está é limitado de fábrica.
O motor a combustão 1.5L de 175 cv junta-se de forma natural ao elétrico, oferecendo um total de 272 cv quando se quer puxar mais.
É um carro quase bipolar!
Pode ser silencioso, económico e relaxado em modo elétrico, ou transformar-se num compacto desportivo quando o motor a gasolina entra em ação. O mais importante é que nunca se sente limitado.
Dá opções. Queres ser poupado? Força! Queres puxar um bocado? Força!
Comparação direta com o passado?
Ter vivido com o meu Golf GTE dá-me uma boa perspetiva da evolução.
O GTE oferecia 204 cv, 35 km elétricos e carregava devagar. O A3 de 2025 dá quase quatro vezes mais autonomia elétrica, mais potência e carregamentos incomparavelmente melhores. É a diferença entre um conceito com potencial, para algo que já cumpre a missão.
Se fosse hoje…
Este Audi A3 TFSIe é, finalmente, o plug-in sem desculpas. É prático, eficiente, rápido e capaz de se adaptar ao que o condutor quer em cada momento. O único problema? O preço, claro. Mas, pela primeira vez, sinto que o extra pago por um plug-in pode ser justificado pelo que o carro realmente oferece no dia-a-dia.