Como fazer captura de ecrã no Windows 10 com facilidade!

Por vezes e quando menos esperamos sentimos necessidade de fazer uma captura de ecrã no Windows 10. Se para muitos isto é algo simples, existem outras pessoas que não se lembram que há várias formas de o fazer. Eu que nos últimos anos tenho usado macOS não me lembrava de todas as combinações de teclas no sistema operativo da Microsoft.

A forma mais simples de capturarmos o que está no ecrã do computador é simplesmente pressionar a tecla PRTSC, PrtScn ou Print Scren no teclado. Está normalmente localizada na parte superior, ou entre ou perto das teclas de função.

captura ecrã Windows 10

As formas diferentes de captura de ecrã no Windows 10

PrtScn

Quando pressiona PrtScn isto copia o ecrã total para a área de transferência. Depois pode colar esta captura em qualquer programa de imagens, como o Paint ou até no Microsoft Word.

Alt + PrtScn

Se usar o Alt + PrtScn isto copia a janela ativa para a área de transferência, que pode colar noutro programa.

Windows + Shift + S

Esta é a combinação de teclas que mais utilizo para os tutoriais da Leak. Entretanto quando usamos esta combinação, o ecrã fica escuro e o ponteiro do rato muda. Dito isto, a captura de ecrã é copiada para área de transferência. Este atalho só funciona se tiver a versão mais recente do Windows 10 instalada, chamada de Atualização dos Criadores do Windows 10.

captura ecrã Windows 10

Windows + PrtScn

Isto grava o ecrã completo como um ficheiro de imagem. Assim, pode encontrá-lo na pasta imagens e numa subpasta chamada capturas de ecrã.

Entretanto quando faz uma captura surge um aviso no campo inferior direito a dizer recorte guardado na área de transferência. Se der um clique lá a imagem abre na ferramenta do Windows onde pode editá-la ou gravá-la no formato desejado. Gosto mais deste sistema no Windows do que no macOS, onde tudo fica gravado, por defeito, no formato PNG.

Veja aqui como descarregar uma imagem ISO do Windows 10. Saiba também como descarregar grátis o Windows 10.

Entretanto todas as informações sobre o Windows 10 estão aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!