A Comissão de jogos Belga não tem deixado o assunto das ‘Loot Box’ morrer! Há duas semanas até decidiu que a prática é mesmo ilegal em alguns moldes.
Além disso, agora acredita que alguns dos responsáveis devem ser levados à justiça ! Definindo exatamente o que é e o que não é considerado ‘jogo viciante’ neste tipo de jogos. De modo a que se possa seguir estes parâmetros para começar acusações criminais !
A Electronic Arts, Valve e Activision Blizzard podem ser as primeiras na mira da comissão. Devido à enorme monetização dos seus jogos, permitindo que os jogadores tenham a chance de conseguir itens com dinheiro real, sem sequer darem a conhecer as probabilidades de sucesso.
Aos olhos da comissão de jogos, este tipo de sistemas promove o vicio no jogo, resultando num comportamento aditivo, especialmente nos jovens.
– “Tanto a compra de ‘loot boxes’ bem como toda a operação do jogo, pode levar a manipulação de indivíduos ou grupos de jogadores.”
A Comissão de Jogos Belga explica o porquê de achar que este de sistemas promove o vício no jogo:
– “A chance de perder a sua aposta está obviamente sempre presente, ainda por cima quando existe a possibilidade de obter um item que já possui!”
Na lista de sugestões, a comissão diz que seria importante pelo menos definir um limite de gastos, bem como proibir que menores entrem neste sistema.
Mas talvez mais importante que tudo isto, é que os estúdios mostrem as chances de obter certos itens. De modo a que o jogador consiga tomar uma decisão, sabendo todas as variáveis.
Idealmente, a comissão gostaria de ter acesso ao gerador de números aleatório. Para perceber como o sistema realmente funciona.
Mas claro que nada disto será implementado, até que o ministro da justiça, Koen Geens, comece o dialogo com os acionistas desta indústria. No entanto, a comissão de jogos já avisou que desta vez o tempo de discussão não será “ilimitado”. Porque é preciso realmente tomar medidas para evitar males maiores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!