Comissão de Jogos Belga planeia processar quem abusa das Loot Box


Por em

A Comissão de jogos Belga não tem deixado o assunto das ‘Loot Box’ morrer! Há duas semanas até decidiu que a prática é mesmo ilegal em alguns moldes.

Além disso, agora acredita que alguns dos responsáveis devem ser levados à justiça ! Definindo exatamente o que é e o que não é considerado ‘jogo viciante’ neste tipo de jogos. De modo a que se possa seguir estes parâmetros para começar acusações criminais !

Comissão de Jogos Loot Box

A Electronic Arts, Valve e Activision Blizzard podem ser as primeiras na mira da comissão. Devido à enorme monetização dos seus jogos, permitindo que os jogadores tenham a chance de conseguir itens com dinheiro real, sem sequer darem a conhecer as probabilidades de sucesso.

Aos olhos da comissão de jogos, este tipo de sistemas promove o vicio no jogo, resultando num comportamento aditivo, especialmente nos jovens.

– “Tanto a compra de ‘loot boxes’ bem como toda a operação do jogo, pode levar a manipulação de indivíduos ou grupos de jogadores.”

A Comissão de Jogos Belga explica o porquê de achar que este de sistemas promove o vício no jogo:

– “A chance de perder a sua aposta está obviamente sempre presente, ainda por cima quando existe a possibilidade de obter um item que já possui!”

Na lista de sugestões, a comissão diz que seria importante pelo menos definir um limite de gastos, bem como proibir que menores entrem neste sistema.

Mas talvez mais importante que tudo isto, é que os estúdios mostrem as chances de obter certos itens. De modo a que o jogador consiga tomar uma decisão, sabendo todas as variáveis.

Idealmente, a comissão gostaria de ter acesso ao gerador de números aleatório. Para perceber como o sistema realmente funciona.

Mas claro que nada disto será implementado, até que o ministro da justiça, Koen Geens, comece o dialogo com os acionistas desta indústria. No entanto, a comissão de jogos já avisou que desta vez o tempo de discussão não será “ilimitado”. Porque é preciso realmente tomar medidas para evitar males maiores.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Galaxy Note 9 não vai ter a funcionalidade que todos esperavam!

Submarca da Oppo lança smartphone com 6 GB de memória

Seguinte