Comer ovos tem este efeito inesperado na sua hidratação

Beber água suficiente todos os dias pode parecer uma tarefa impossível, especialmente quando se está sempre em movimento, de manhã à noite. Como resultado, cerca de três quartos dos adultos lidam com os desagradáveis efeitos secundários da desidratação. E todos esses efeitos secundários da desidratação podem ser um grande problema, uma vez que a privação de água pode levar a tudo, desde dores de cabeça a hospitalizações. No entanto, a verdade é que há algo que pode ajudar já que comer ovos tem um efeito inesperado na hidratação!

Um ovo inteiro é composto por cerca de 76% de água

Este valor sobe para uns consideráveis 87,57% só para a clara do ovo. (O conteúdo da gema de ovo é um pouco mais de metade de água.) Do ponto de vista da confeção, isto faz muito sentido. As receitas dependem frequentemente dos ovos para adicionar humidade. Isto significa que por cada ovo que come, está a receber um bónus de hidratação adicional.

Ou seja, juntando isto aos copos de água que bebe está a garantir uma boa hidratação. Além disso, também está a obter todos os outros nutrientes associados aos ovos, incluindo vitaminas, gorduras saudáveis para o coração, minerais essenciais e proteínas completas.

Entretanto para maximizar os níveis de hidratação que obtém de todos os seus alimentos, combine os seus ovos com outros ingredientes ricos em água. Por exemplo, pode servir ovos cozidos fatiados sobre uma salada de pepino, alface, curgete cortada em cubos, aipo, tomate e pimentos.

Embora não possa depender dos ovos para adicionar toneladas de água à sua dieta, a verdade é que são excelentes aliados para a hidratação.

Mas os ovos têm ainda outros benefícios

Investigadores da Universidade da Califórnia em San Diego analisaram agora os dados de saúde de 890 homens e mulheres e descobriram que comer dois a quatro ovos por semana está associado a níveis mais baixos de colesterol no sangue. Para além disso há outro fator curioso no que diz respeito ao cérebro.

Um estudo sobre envelhecimento saudável

A sua análise baseia-se em dados de um estudo sobre o envelhecimento saudável que começou em 1988. Aí testou três aspectos da função cognitiva em adultos de meia-idade ou mais velhos ao longo de quatro anos.

De todas as 531 mulheres consideradas, as que declararam comer mais ovos mostraram menos declínio na memória de curto e longo prazo.

Esta associação não se encontrou entre os homens que comiam mais ovos. Dito isto, outra análise de dados utilizando a mesma base de dados concluiu que os homens que comiam mais ovos obtinham melhores resultados nos testes cognitivos, ao passo que não foi encontrada qualquer associação entre as mulheres.

cérebro guardar memórias, cérebro envelhecimento

Isto sugere outros factores em jogo, que precisam de se esclarecer através de mais investigação.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também