Domingo, Setembro 21, 2025

Combustíveis: Preços mudam à segunda-feira. Sabe porquê?

Se calhar vai rir-se com isto… Mas a verdade, é que não existe uma razão para a atualização dos preços acontecer apenas à segunda-feira, em Portugal. Sendo exatamente por isso, que noutros países Europeus, os preços mudam, basicamente, quando é necessário, caso exista essa necessidade.

Combustíveis: Preços mudam à segunda-feira. Porquê?

combustíves, gasolina, gasóleo

Portanto, como deve saber, os preços são fixados pelas gasolineiras, algo que é (quase sempre) fruto de uma fórmula que junta o preço atual do barril de petróleo, aos custos de distribuição e manutenção dos postos. No entanto, o facto de tudo mudar à segunda-feira, não tem qualquer tipo de explicação plausível… Acontece, porque em Portugal, sempre se mudou neste dia da semana.

Afinal, como deve saber, os preços nos mercados internacionais mudam todos os dias, a toda a hora! Contudo, em Portugal, é completamente normal concentrar todas as alterações da semana, na segunda-feira da próxima semana.

Porque razão os preços aumentam no imediato, quando os combustíveis comercializados nos tempos que correm, foram comprados há vários meses atrás. 

Muito resumidamente, é algo conhecido como mercado de futuros. Sabe como é que isto funciona?

Muito resumidamente, é um negócio conhecido como “barris de papel”. Ou seja, o petróleo é negociado no papel, sem que exista a troca física do produto.

Os contratos de papel são comprados e vendidos com base nas condições de mercado esperadas nos próximos meses, daí ser um mercado de futuros. Curiosamente, na verdade, os compradores e vendedores no mercado de futuros são investidores. Que por sua vez, nem sequer possuem qualquer intenção de tomar posse do petróleo, na realidade.

Dito tudo isto, a intenção dos investidores é comprar contratos futuros de petróleo, baseados nas cotações WTI e Brent, para fins de lucratividade do capital. Adivinhando corretamente se os preços dos barris irão aumentar ou diminuir no futuro. Além de tudo isto, alguns produtores utilizam o mercado futuro para se proteger da volatilidade dos preços,

Combustíveis: Gasóleo vai subir 13 cêntimos (Gasolina desce 3!), na próxima segunda-feira

Atualização: As mais recentes informações apontam para um encarecimento de 13 cêntimos no litro de Gasóleo. Com a Gasolina a ficar entre 3 e 4 cêntimos mais barata, também por litro, na próxima segunda-feira. O barril de petróleo está nos 121$ por barril, tendo caído um pouco na segunda metade desta semana.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙