Como noticiámos aqui, o governo Português decidiu descongelar um pouco as medidas de ajuda em cima dos impostos dos combustíveis fósseis, que foram introduzidas na altura da crise energética, e que até aqui se têm (mais ou menos) mantido.
Entretanto, este “descongelamento” resultou num aumento de mais ou menos 3 cêntimos na Gasolina e no Gasóleo. O que também resultou em uma nulificação das quedas de preço da semana passada.
Dito isto, esse aumento de 3 cêntimos nos impostos veio para ficar, e na realidade, se os preços continuarem a cair no lado do petróleo nos mercados Internacionais, é muito provável que se transforme em valores superiores ao longo das próximas semanas. Ainda assim, a partir de segunda-feira, vamos ver uma queda no preço da Gasolina (o gasóleo fica igual).
Combustíveis: Mais Imposto, mas temos descidas!
Portanto, segundo as mais recentes estimativas, o Gasóleo vai manter o mesmo valor da semana passada, isto enquanto a Gasolina desce entre 1 e 2 cêntimos por litro. Assim, isto significa que o Gasóleo Simples fica pelos 1.532€ por litro, isto enquanto a Gasolina 95 Simples cai para os 1.666€ por litro.
Como sempre, este valores são uma média composta pelos preços dos mais de 2400 postos ativos em Portugal. Isto significa que é uma mistura de preços vindos de postos premium, low-cost, etc… Além disso, também não temos em conta promoções em cartão, cupão, talão, etc… É também boa ideia ter em conta que postos com o mesmo exato nome, e mesmo exato combustível, podem ter preços diferentes.
Por isso, cabe a si encontrar o posto mais vantajoso para si, para o seu automóvel, e para a sua carteira.