Portugal não é exemplo para ninguém nos preços dos combustíveis. Apesar do nosso ordenado médio francamente baixo face à média Europeia, somos uma das regiões que mais impostos mete em cima da Gasolina e Gasóleo. Sendo exatamente por isso que, na altura em que a guerra entre a Ucrânia e Rússia, os preços começaram a subir de forma descontrolada, levando o governo a lançar uma série de apoios como foi o exemplo do IVAUCHER, isto ao mesmo tempo que também congelou algumas medidas que deveriam resultar no aumento do ISP (Impostos dos Produtos Petrolíferos).
Pois bem, temos uma outra guerra a caminho, com potenciais efeitos no valor do petróleo nos mercados Internacionais, não existe IVAUCHER para ninguém, e ao que tudo indica, o “congelamento” está a começar a desaparecer. São más notícias a sério.
- LINK
Combustíveis acima dos 2€ por litro. Pode acontecer!
Portanto, segundo recentes declarações do governo, as medidas “extraordinárias” de redução no ISP levaram a perdas de receitas acima dos três mil milhões de Euros para o estado.
Sendo exatamente por isso que, apesar do facto de Portugal ter uma quantidade quase absurda de impostos em cima dos preços dos combustíveis, o governo está agora a avaliar o fim dessas mesmas medidas.
Entretanto, para ter ideia do peso destas medidas, estamos a falar de cerca de mais ou menos 30 cêntimos (por litro). Isto em cada um dos combustíveis de referência (gasolina e gasóleo).
Por isso, se voltar a rebentar outra guerra que neste momento parece bastante provável, ao mesmo tempo que estes “descontos” desaparecem. Vamos voltar a olhar para Gasóleo e Gasolina a tocar, ou a ultrapassar, a marca dos 2€ por litro.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.