Combustíveis: Abastece o seu carro durante o dia? Será um erro?

Muito provavelmente, o leitor é exatamente como eu, e abastece o seu automóvel, ou motociclo, quando existe essa necessidade. Assim, estejam 40ºC, ou noite cerrada, com temperaturas próximas dos 10ºC, você não quer saber de absolutamente nada, e vai meter combustível quando lhe dá jeito.

Isto é perfeitamente legítimo, no entanto, se quer apostar na eficiência e na otimização de custos, pode ser um erro.

- Advertisement -

Combustíveis: Abastece o seu carro durante o dia? Será um erro?

Posto de Abastecimento

Portanto, dependendo do especialista, vai ter sugestões diferentes relativas à melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel. Por isso, vamos por partes.

Bem, como deve saber, existem vários teorias de que deve abastecer o seu automóvel em alturas do dia mais frias, em Portugal isto acontece geralmente durante a noite. Porquê? Segundo a teoria, o combustível é mais denso quando está frio, e como tal, pode meter uma maior quantidade, pelo mesmo preço, se decidir não atestar em alturas de altas temperaturas. Contudo, isto é mais mito do que realidade.

Ao fim ao cabo, os tanques de combustíveis da grande maioria das estações de abastecimento, são isolados e protegidos contra a temperatura exterior. Isto é algo obrigatório, está na lei. Ou seja, se estiver a nevar na rua, e for à bomba mais próxima, não vai meter cubos de gelo no tanque do seu automóvel, o combustível vai sair à mesma exata temperatura, caso fosse um dia solarengo, de muito calor. Vá atestar quando lhe der menos jeito, e quando estiver pouca gente para estar menos tempo na fila.

Dito tudo isto, mais importante que a altura em que mete o combustível, é mesmo o estado do seu depósito.

Mete quando já está na reserva? Isso sim, é um erro crasso.

Caso não saiba, existem resíduos ou sedimentos, no fundo do seu depósito, especialmente se estivermos a falar de um veículo a diesel.

Estes resíduos/sedimentos dependem um pouco do combustível que foi metendo ao longo dos anos. Mas calma! Não me venha com a conversa dos postos low-cost, e dos combustíveis aditivados.

A formação destes sedimentos é um processo normal, que também depende da manutenção do tanque do seu posto de abastecimento favorito, e até do transporte deste mesmo combustível, desde a refinaria até ao posto. Sim, existem alguns combustíveis aditivados capazes de ajudar na limpeza do depósito, mas uma coisa é certa, se tiver pouco combustível, estes resíduos vão em maior quantidade para os injetores, motor, etc… O que claro está, tem potencial para dar origem a alguns problemas.

Por isso, tenta manter o depósito do seu combustível mais ou menos a meio, e evite ao máximo chegar à reserva.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.