Com o iOS 11.4 o iPhone vai ser ainda mais seguro!


Por em

Cada vez se fala mais em segurança e de como devemos proteger os nossos dados, e a Apple é das empresas de produtos tecnológicos que leva mais a sério a segurança dos seus utilizadores, algo que pode ainda ficar melhor no iPhone com o iOS 11,4.

A nova atualização do iOS 11,4, que ainda está a ser testada no pelos programados e utilizadores em modo beta, inclui um novo modo , chamado “USB em modo restrito”, que agora vai ter uma data de validade de uma semana no acesso à porta Lightning, caso o iPhone ou iPad não tenha sido desbloqueado pelo utilizador.

iOS 11,4 iPhone seguro

Este novo modo foi descoberto pela Elcomsoft após um teste que confirmou que o recurso foi realmente ativado. Nesta experiência, notou-se que depois de o iPhone ou iPad ter sido atualizado para o iOS 11.4, se ele não tiver sido desbloqueado ou conectado a um computador emparelhado nos últimos 7 dias usando uma senha, a porta Lightning fica inútil para acesso a dados e limitada ao carregamento.

Quando falo em desbloquear, pode ser de todos os métodos possíveis Face ID, Touch ID ou código.

Mais seguro..como ?

Com este limite de tempo na porta Lightning, vai deixar de ser ainda mais difícil agentes da lei e utilizadores mal-intencionados, terem ao dispositivo, visto que terão uma semana a partir do momento em que foi desbloqueado pela última vez para tentar aceder aos seus dados.

Se a justiça é lenta, então é bom que se apresse, pois com isto, os casos em tribunal em que é preciso aceder aos dados dos utilizadores fica reduzido a decisões de uma semana.

Apple diz que o novo modo deve reforçar a segurança no iPhone e no iPad: “Para melhorar a segurança, para um dispositivo iOS bloqueado se comunicar com acessórios USB, conecte um acessório através do conector Lightning ao dispositivo enquanto estiver desbloqueado – ou insira a senha do seu dispositivo enquanto estiver conectado – pelo menos uma vez por semana. ”

Isto não impede que quem queira “entrar” no dispositivo use ferramentas como o GrayKey (utilizado pela policia dos EUA) para desbloquear o dispositivo, apenas torna a tarefa mais complicada, pois agora passam a ter de o fazer em menos de 7 dias.

O modo USB restrito foi introduzido pela primeira vez no iOS 11.3 beta, mas não foi incluído na sua versão final, portanto a sua presença no iOS 11.4 beta não garante que será incluído quando o iOS 11.4 for lançado ao público em geral.

Pode interessar:

BQ Aquaris X2 vs Xiaomi Mi A1: Qual a melhor opção?

Motorola Moto G6 descobre o caminho marítimo para a China

Google Assistant atende chamadas por si! Veja como

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.