Há muitas razões pelas quais é melhor deixar o motor do seu automóvel arrefecer antes de verificar o nível do óleo com a vareta ou quando mudar o óleo. O óleo sintético quente pode atingir mais de 100 graus e queimar as suas mãos e pele. Além disso, deixar um motor quente arrefecer durante 5 a 10 minutos permite que o óleo em recirculação escorra para dentro do cárter, permitindo medições mais precisas ao verificar o nível do óleo. Mas e quanto à colocação propriamente dita? Numa situação de emergência é seguro colocar óleo novo num motor quente?
É provável que muitas pessoas respondam logo à partida que não. No entanto isto não corresponde a verdade. Pode fazê-lo quando necessário. Entretanto a única coisa com que se deve preocupar é lidar com o calor intenso dentro do compartimento do motor. Se quiser adicionar óleo quando o nível está baixo ou depois de dar algumas voltas é seguro fazê-lo, desde que use equipamento de segurança e desligue o motor antes de prosseguir.
Ao contrário da abertura da tampa do radiador, onde existe um risco considerável de escaldões ou queimaduras se tentar abri-la enquanto está quente, não existe esse perigo ao abrir a tampa do óleo de um motor quente. Isto desde que desligue o motor primeiro. Se o fizer com o motor em funcionamento, o óleo quente pode salpicar para todo o lado, causando uma enorme confusão e, possivelmente, queimaduras.
Qual é a melhor altura para drenar o óleo?
A melhor altura para drenar o óleo é quando o motor está quente. O óleo fica mais fino ou perde viscosidade e é drenado mais rapidamente quando está quente, o que leva a mudanças de óleo mais eficientes. Entretanto, é mais provável que os contaminantes presos no óleo sejam drenados de forma mais eficaz a temperaturas mais elevadas.
Se está a planear uma mudança de óleo DIY de manhã, ligue o motor e conduza durante 15 a 30 minutos, estacione o carro em terreno plano, desligue o motor e espere cinco minutos antes de drenar o óleo. O passo seguinte é deixar o carro repousar durante cerca de 20 a 30 minutos, dando mais tempo para que todo o óleo seja drenado.
Consulte o manual do proprietário para saber qual o melhor óleo para o seu carro e com que frequência é necessário mudar o óleo. Entretanto, tenha cuidado ao adicionar óleo para evitar o enchimento excessivo. Verifique sempre o nível de óleo utilizando a vareta de medição antes de adicionar óleo, quer o motor esteja quente ou frio. Lembre-se de verificar o nível do óleo pelo menos uma vez por semana ou antes de iniciar uma longa viagem para manter um motor saudável.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!