Cocriador do Powerpoint faleceu aos 76 anos de idade

Dennis Austin, o cocriador do software de apresentação PowerPoint adquirido pela Microsoft poucos meses após o seu lançamento, faleceu. O Washington Post noticiou que Austin faleceu a 1 de setembro devido a complicações de um cancro do pulmão, aos 76 anos, na sua casa em Los Altos, Califórnia.

Cocriador do Powerpoint faleceu aos 76 anos de idade

Austin escreveu o seu próprio relato sobre a criação do PowerPoint. Assim pode lê-lo no site ComputerHistory.org (em formato PDF). Austin foi contratado pela empresa de software Forethought, de Silicon Valley, em outubro de 1984. Isto pelo seu vice-presidente de desenvolvimento de produtos, Robert Gaskins. A empresa estava a criar software para os PCs Macintosh da Apple, mas estava com problemas financeiros.

Austin escreveu que a empresa estava a tentar desenvolver uma aplicação de software de apresentação, com base numa ideia de Gaskins. No final, Austin e Gaskins trabalharam juntos na aplicação.

cocriador do powerpoint
Fonte

De acordo com o co-criador, os pormenores da conceção do produto exigiam muita invenção. O Bob pode passar muitas horas comigo a discutir ideias. Foi um processo produtivo e a qualidade dos meus projetos refletiu o apoio e o feedback do Bob. Comparei a nossa colaboração a um projeto de construção: O Bob queria construir uma casa de sonho e eu era o seu arquiteto.

Entretanto a aplicação tinha o nome provisório de Presenter. Tal como o nome refere nasceu para mostrar diapositivos, mas também para criar apresentações.

Na ideia do cocriador o objetivo era “permitir a produção de vários materiais de apresentação a partir de um único ficheiro principal. Isto incluiria tanto diapositivos de apresentações (transparências, mas também apresentações no ecrã e, eventualmente, diapositivos de 35mm) como folhetos impressos. A potencial alta qualidade da produção devia ser acompanhada por gráficos de alta resolução e texto de qualidade tipográfica.

Assim à medida que o desenvolvimento do Presenter avançava, a empresa estava à procura de um nome novo e melhor.

Numa viagem de negócios, Bob olhou pela janela do avião e reparou no sinal de pista “Power Point” mesmo antes da descolagem. O nome foi aprovado na pesquisa de marcas registadas e, em pouco tempo, estava oficializado o nome do produto.

Entretanto o PowerPoint 1.0 chegou a 20 de abril de 1987, para o Macintosh. Em agosto de 1987, a Microsoft comprou a Forethought e os direitos do PowerPoint por 14 milhões de dólares. Foi a primeira grande aquisição da empresa e acabou por ser uma boa aquisição. O software continua a ser utilizado extensivamente. O The Washington Post afirma que se utiliza para fazer 30 milhões de apresentações por dia, de acordo com a Microsoft. Austin continuou a trabalhar no PowerPoint como parte da Microsoft até se reformar em 1996.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também