Cinco formas de acelerar o Windows rapidamente!

À medida que a idade do PC se vai fazendo sentir e o software e apps se tornam mais exigentes, podemos ficar com o sistema operativo mais lento. Quando isto acontece podemos fazer algumas coisas para acelerar o Windows rapidamente. Isto vai ajudar melhorar o desempenho do seu PC e também a dar-lhe mais vida útil.

Cinco formas de acelerar o Windows rapidamente!

Remover aplicações do arranque

Algumas aplicações que instala no seu PC podem adicionar-se ao processo de arranque e iniciarem-se automaticamente quando liga o Windows. A questão é que algumas delas são totalmente desnecessárias. No entanto isto não precisa de ser um problema. Dito isto, podemos retirar do arranque algumas apps que não fazem falta.

Para isso temos de ir a Definições e depois a Aplicações.

Cinco formas de acelerar o Windows rapidamente!

Aí temos de escolher a opção arranque.

- Advertisement -

Depois é só pensarmos nas apps que pretendemos desativar.

Cinco formas de acelerar o Windows rapidamente!

Ajustar a aparência para maior velocidade

Embora efeitos visuais como animações e efeitos de sombra tornem tudo mais bonito, podem abrandar o seu PC. Isto é especialmente verdade se tiver um PC com uma menor quantidade de memória (RAM). Dito isto, pode alterar algumas coisas para obter o melhor desempenho.

Clique com o botão direito do rato por cima do menu Windows e depois clique em Sistema.

Cinco formas de acelerar o Windows rapidamente!

Entretanto na janela que surgir escolha Definições Avançadas. A seguir vá ao separador Avançadas. Entretanto escolha Definições dentro de Desempenho.

Cinco formas de acelerar o Windows rapidamente!

Depois em Efeitos Visuais ative a opção Ajustar para o melhor desempenho.

Desative a virtualização baseada em segurança

Dito isto, se já sentiu uma queda no desempenho depois de ter atualizado para o Windows 11 não se preocupe. O VBS pode ser o grande culpado. Assim vamos explicar-lhe como desativar e obter a maior velocidade possível no novo sistema operativo da Microsoft.

De facto existem diferenças. Os conhecidos sites Pc Gamer e Tom’s Hardware já analisaram isto e sentiram quebras no desempenho. As mesmas variavam entre os 5 e 25 por cento. Isto deu origem a grandes quedas de FPS sobretudo em jogos como o Horizon: Zero Dawn e Shadow of the Tomb Raider.

Mas o que pode acontecer ao desativar o VBS?

A Virtualização Baseada em Segurança (VBS) trabalha com o Hipervisor Windows para criar uma região de memória isolada. Esta região isolada armazena credenciais de login, código de segurança crucial do Windows, e muito mais. Ou seja se o desativarmos podemos estar mais expostos a ataques avançados. Ainda assim em alguns casos pode compensar.

Pressione Win + I para lançar a aplicação Definições. Navegue para o menu do lado esquerdo e clique na opção Privacidade e Segurança.

Posteriormente carregue em Segurança do Dispositivo.

Na nova janela clique em Controlo de Aplicações e browser. Verifique se a Navegação Isolada está desativada.

ganhar velocidade windows 11

Se não estiver desative a função de integridade de memória e a outra. Reinicie o sistema e já está.

Termine processos que não são necessários

Os processos podem abrandar significativamente o seu PC. Uma maneira de descobrir o que se passa é verificar o Gestor de Tarefas. Mostra quais os processos que estão a ser geridos no seu PC. Entretanto a boa notícia é que alguns deles podem ser terminados sem prejuízo para a utilização do computador e vão garantir muito mais velocidade. Assim termine estes processos no Windows e ganhe mais velocidade.

windows fps jogos, windows fps jogos, windows processos

Em primeiro lugar temos de começar por abrir o Gestor de Tarefas. Para esse efeito só temos de utilizar o CTRL+ALT+DEL. Depois temos de escolher Gestor de Tarefas.

Entretanto para terminarmos o processo é só darmos um clique com o botão direito do rato e escolhermos a opção Terminar Processo.

Que processos podemos parar?

Esta é sem dúvida a questão mais importante. É que não podemos parar tudo. Se o fizermos algumas funções vão deixar de funcionar.

ctfmon.exe

O processo ctfmon.exe é executado em segundo plano, por isso vai encontrá-lo em Gestor de Tarefas e mais concretamente no separador Processos. Na prática ele é utilizado para ajudar com a entrada de texto alternativo, como o reconhecimento de voz ou o teclado no ecrã. Se não precisa de nada disto e utiliza apenas o teclado e o rato pode parar este serviço. Ele surge com o nome de Carregador do CTF.

OneDrive.exe

Tem o OneDrive ligado à sua conta do Windows? Muitas pessoas têm. No entanto também há quem não o utilize. Dito isto, se não utiliza o OneDrive pode parar o serviço e conquistar alguns recursos. Assim termine o processo que diz OneDrive.

LockApp.exe

Este processo controla o ecrã de bloqueio do Windows. No entanto não é necessário quando o seu PC está ligado. Assim pode desativá-lo.

NewsAndInterests.exe

Quando fazemos uma pesquisa na barra inicial, temos o acesso a notícias personalizadas e informações/conteúdos com base nos nossos interesses. Pode terminar esta aplicação para libertar pequenas quantidades de recursos.

GrooveMusic.exe

O groovemusic.exe não é necessário a menos que realmente utilizamos o serviço (muitos não usam). Assim pode acabar com isto para libertar recursos do sistema e acelerar tanto o Windows 11 como o Windows 10.

Com estas formas de acelerar o Windows vai ficar sem dúvida com um computador significativamente mais rápido.

Desinstalar o Bloatware/Crapware

Aqueles programas extra instalados pelos fabricantes de computadores, que ás vezes nem nós, nem eles, sabem bem para o que servem.

Lembro-me de um antigo portátil HP que comprei para a faculdade, que tinha cerca de 20 programas pré-instalados completamente inúteis, alguns corriam em segundo plano usando recursos sem qualquer tipo de necessidade e por vezes até chateando com pop-ups interrompendo a minha dinâmica de trabalho(ou de jogo :P).

Como desinstalar ?

Carregue no botão “Iniciar” no canto inferior esquerdo. Depois vá a “Todas as aplicações” e pode simplesmente carregar com o botão direito do rato e escolher “Desinstalar”.

Pode aceder ao painel de controlos e em “Programas” selecionar “Desinstalar um programa”.  Irá chegar ao menu que deixei na imagem acima.

Pode facilmente encontrar estas aplicações “Bloat” ao ordenar a lista por data de instalação, ou pelo nome do fabricante do seu computador.

Infelizmente apenas pode remover uma a uma, por isso vai ter de perder algum tempo, mas garanto que vai valer a pena.

  • Não se esqueça também de desinstalar aplicações que instalou anteriormente mas que já não usa.

É importante deixar o computador, “limpinho, limpinho” ahah

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.