Cientistas transplantam com sucesso pulmões criados em laboratório


Por em

A tecnologia médica que conduziu ao desenvolvimento de transplantes de órgãos, ajudou a salvar muitas vidas, onde órgãos como corações, pulmões, fígados e rins foram transplantados com sucesso ao longo dos anos de uma pessoa para outra. No entanto, o problema com os transplantes é que é necessário encontrar um doador compatível.

Dado que alguns órgãos não podem ser transplantados de uma pessoa viva para outra (como o coração), isso reduz ainda mais as opções de disponibilidade, que é uma das razões pelas quais o mercado negro de órgãos está a prosperar. No entanto, há um vislumbre de esperança neste horizonte, graças aos cientistas da Divisão Médica da Universidade do Texas, que conseguiram transplantar pulmões desenvolvidos em laboratório para um porco.

É claro que isto está muito longe da criação de pulmões que poderão ser transplantados para humanos, mas o fato de este transplante ter decorrido com sucesso para um porco que sobreviveu é um grande passo. Num estudo publicado no Science Translational Medicine, Joan Nichols, que é o principal autor do estudo, afirmou que “Até agora, têm havido alguns estudos em pequenos animais, mas houve um curto período de sobrevivência. Esta é a primeira vez em que todo um pulmão foi transplantado ”.

No entanto, como afirmámos, ainda há um longo caminho a percorrer antes que esta tecnologia possa ser aplicada aos humanos, se é que existe. Isso acontece porque são necessários estudos para avaliar a duração / durabilidade desses pulmões feitos em laboratório ao longo dos anos e se pode haver efeitos colaterais negativos.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Os iPhones de 2018 não vão incluir o adaptador áudio 3.5mm na embalagem!

O Homem vai deixar de existir!? Desaparecimento do cromossoma Y!

Seguinte