Queda de cabelo: a solução pode ter sido finalmente encontrada!


Por em

Um dos efeitos secundários de um medicamento que foi originalmente pensado como imunossupressor, pode ser a cura para a queda de cabelo !

Queda de cabelo cura solução

Se acha que está a ler algum artigo patrocinado, desengane-se. Há mesmo uma inovação neste campo.

Investigadores descobriram que o composto activo de um medicamento estimula o crescimento dos folículos capilares. Isto é conseguido ao atingir uma proteína que normalmente quebra o crescimento do cabelo.

Estes resultados já foram publicado no jornal ‘Plos Biology’ e agora resta esperar que os desenvolvimentos prossigam, de maneira a que se chegue a um tratamento da ‘Alopecia’.

  • Alopecia – Redução parcial ou total de pelos ou cabelos numa determinada área da pele. Tem várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo o corpo, é chamada de ‘alopecia universal’.

Um dos autores do estudo, o Dr Nathan Hawkshaw da Universidade de Manchester diz:

– “O facto de que este novo agente, que nunca foi considerado num caso de perda de cabelo promova o crescimento de cabelo humano é extremamente aliciante! É que um dia pode mudar a vida de todas as pessoas que sofrem de queda de cabelo”

Este medicamento foi pensado para tratar pacientes de transplantes. Na prática é utilizado para suprimir a rejeição de orgãos e evitar doenças auto-imunes.

Medicamento conhecido como Cyclosporine A (CsA), foi muito usado nos anos 80, apesar dos seus muitos efeitos secundários.

Um dos menos graves, mas talvez o mais interessante, é o aumento significativo do crescimento de pelos/cabelo em qualquer parte do corpo, que pode esconder a solução tão procurada!

Em primeiro lugar, a equipa começou por tentar perceber o mecanismo molecular do medicamento. Isto, antes de começar uma análise completa de folículos capilares humanos individuais, doados por pessoas que passaram por transplantes capilares, que foram depois tratados com CsA.

A equipa foi então capaz de mostrar que o medicamento foi capaz de inibir um gene em particular, o SFRP1, que em estudos passados já tinha sido capaz de inibir o crescimento de tecidos, especialmente os folículos capilares.

Se isto realmente der origem a tratamento efectivo pode ter um grande impacto nas vidas de quem sofre de queda de cabelo, que pode levar a várias doenças do foro psicológico, ou até a distúrbios mentais.

Actualmente, o tratamento é muito limitado, com os pacientes a escolherem entre uma de duas opções – minoxidil e finasteride. Outras vezes optam pela intervenção cirúrgica de transplante capilar.

A descoberta de que a CsA pode oferecer uma quarta alternativa é espectacular!

No entanto, o Dr Hawkshaw avisa que:

– “Claramente que vão ser necessários ensaios clínicos! Importa perceber se este medicamento é realmente eficiente e seguro no tratamento da queda de cabelo”

Mas para quem sofre deste problema, ou tem na família várias pessoas com este problema. É sem dúvida um alívio saber que no futuro podem existir mais soluções!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Intel suspendeu a produção do chipset H310!

Apple prepara Apple Watch redondo ?

Seguinte