Ainda estamos a recuperar das chuvadas e cheias das últimas semanas, mas as previsões mais recentes não trazem grande descanso. Sim, o anticiclone dos Açores vai aparecer, mas tudo indica que será uma visita curta.
Infelizmente, o Atlântico está a ganhar nova dinâmica, os modelos estão a alinhar no mesmo sentido e a probabilidade de precipitação no final de fevereiro voltou a disparar. Ou seja, onde antes se falava em 10 a 20%, agora alguns cenários colocam esse valor perto dos 75%.
Não é um bom sinal para quem já passou por tanto em 2026.
Anticiclone dos Açores volta, mas não se fixa

Isto significa que vamos ter alguma chuva até dia 19, e depois alguns dias de sol entre os dias 20 e 24 de fevereiro, com temperaturas acima dos 20ºC. Depois desta temporada mais amena, existe a possível passagem de 2 ou 3 sistemas até ao final do mês.
Em suma, vamos ter uma pausa para respirar, e depois a chuva volta em força. Muito provavelmente mais para o Norte.
Agora a dúvida não é se volta a chover. É apenas se vai chover muito ou pouco.
Vai ser como o final de janeiro e início de fevereiro?
Para já, não há indicação de um cenário tão extremo como o que tivemos no início do mês. Em alguns locais caiu 3 a 4 vezes a média mensal em apenas 15 dias. Isso foi excecional, não sendo expectável que volte a acontecer tão rapidamente.
Mas há um problema muito importante. Mesmo que chova menos, o solo continua saturado. Por isso, o risco de cheias existe, especialmente em zonas ribeirinhas e áreas que já sofreram danos.
O que podemos esperar então?
- A chuva vai regressar.
- A pausa seca deverá durar apenas 4 ou 5 dias.
- O risco de cheias volta a aumentar
- Mesmo chuva normal pode causar problemas no contexto atual.
Convém salientar que estamos no inverno. A chuva é normal. O que pode não ser tão normal é o contexto em que ela cai, e de facto, o problema atual é que o país não está numa situação normal.
Novamente, se quiseres ficar a saber mais sobre o que vai acontecer em Portugal, fica atento ao LusoMeteo, um projeto independente que tem sido um dos melhores amigos dos portugueses em 2026.








