O Google Chrome, sempre foi, e provavelmente vai ser sempre, um autêntico comilão de recursos computacionais. Porquê? Porque tem de ser, estamos a falar de um navegador cheio de funcionalidades, e com um nível de segurança simplesmente incrível.
No entanto, isto não significa que a Google não esteja sempre à procura de melhorar o seu browser líder de mercado. Afinal de contas, os browsers rivais estão cada vez melhores, e por isso mesmo, a equipa responsável pelo desenvolvimento do navegador não pode ficar de braços cruzados.
Dito tudo isto, a próxima grande atualização vai trazer uma grande ajuda à bateria dos aparelhos móveis. Mas vamos por partes.
Google Chrome vai ser mais amigo da bateria! (Smartphones e Portáteis)
Portanto, ao que tudo indica, se porventura adora ter montes de abas abertas em segundo plano, o Google Chrome vai começar a ser menos agressivo no consumo de recursos computacionais, nomeadamente no campo da bateria. Aliás, não só vai poupar bateria, como é uma nova funcionalidade capaz de também melhorar a performance em PCs mais antigos, ou claro, em smartphones.
O que muda?
Muito resumidamente, as versões mais atuais do Google Chrome permitem a execução de código JavaScript uma vez por minuto, por página, depois de deixar de interagir com esta durante um período superior a 5 minutos. Ou seja, as páginas são postas em modo ‘Sleep’. Pois bem, os 5 minutos vão passar a 10 segundos.
Esta novidade deve chegar aos utilizadores do Chrome, em todas as plataformas, nos próximos meses. Visto que já se encontra na versão Dev mais recente. Mais tarde, é também possível que a funcionalidade chegue ao Edge e ao Opera, que também usam o motor Chromium. No entanto, no caso do Browser da Microsoft, o Edge até já tem um modo de alta eficiência, por isso, a gigante Norte-Americana pode optar por não implementar o novo código.