Chrome: prepare-se para carregar as páginas em modo turbo!

O Chrome é o browser mais utilizado no mundo e é sem dúvida um dos melhores. No entanto, há algumas queixas. A memória que ocupa e o impacto nos recursos do sistema são as principais. No entanto tudo vai mudar e quem está a contribuir muito para isto é a Microsoft. Ora a nova função que está quase a chegar ao Chrome vai permitir carregar as páginas em modo turbo. E o melhor de tudo é que isto vai acontecer em todas as plataformas. Ou seja, Windows, Linux ou macOS. Esta novidade utiliza uma espécie de cache para permitir o carregamento instantâneo de páginas locais. No entanto, há também uma nova função para carregar páginas externas de forma muito mais rápida!

Chrome: prepare-se para carregar as páginas em modo turbo!

No que diz respeito às páginas internas tudo o que for corrido através de chrome:// terá mais velocidade. Na prática a base é esta. Lê a página na diagonal para depois quando a voltar a ler já ter as bases e ser tudo mais rápido. Utilizando um protótipo desta função, a Microsoft conseguiu reduzir os tempos de carregamento entre 11 e 20%.

Mas ao nível das páginas externas que é o que interessa à maioria das pessoas tudo vai ficar também melhor. O aumento de desempenho parece estar baseado na implementação da funcionalidade “back-forward cache”, que está agora a caminho das versões para Windows, Linux e macOS.

O que é isto? Como é que a velocidade vai aumentar?

Muito resumidamente, o seu computador vai começar a guardar a totalidade da página anterior em cache. Por isso, se por acaso adora “voltar atrás”, a coisa vai acontecer de forma quase instantânea. Curiosamente, é algo que já existe desde a versão 87 do Google Chrome para Android.

Isto não funciona apenas na página que voltar atrás, visto que quando o fizer pela primeira vez, o Chrome vai imediatamente meter em cache a página visitada antes desta, bem como a página agora à frente. Ou seja, quer vá para à frente, ou para trás, irá aparecer tudo super rapidamente.

No fim o que importa é que tudo vai ficar mais rápido.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!