A Microsoft tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do Chromium. Assim melhorou a experiência do Chrome em PCs tácteis. Também tornou o scrolling mais rápido e está agora a tentar atualizar a renderização de tipos de letra do Chrome no Windows para corresponder ao que encontramos nas aplicações nativas. Isto vai resolver o problema das fontes no Chrome.
Chrome: Microsoft vai resolver problema das fontes no Windows!
Em 2021, o Microsoft Edge foi atualizado para suportar uma melhor renderização de tipos de letra e o Windows ClearType Tuner. Essas mudanças permitiram que o Edge correspondesse à clareza das aplicações nativas do Windows. Agora a Microsoft vai trazermelhorias semelhantes para todos os navegadores Chromium, incluindo o Chrome.
Como detectado pelo Windows Latest, a Microsoft publicou recentemente um documento no Chrome Status confirmando a está a integrar o Windows ClearType Text Tuner no Chrome. A função chama-se “Integração do Windows ClearType Text Tuner” e tem como objetivo garantir que as preferências nativas de renderização de texto sejam respeitadas nos dispositivos Windows.
Tudo vai ficar melhor na versão 124
Durante muito tempo, algumas pessoas com determinadas configurações de ecrã descobriram que os tipos de letra nos sites pareciam desfocados ou demasiado finos quando utilizavam o Chrome, o que dificultava a leitura. Outros browsers, como o Firefox e o Microsoft Edge, não têm este problema e são muito mais agradáveis de ver.
Isto acontece porque o Chrome não respeita a renderização de fontes nativa do Windows.
Por predefinição, as aplicações nativas do Windows captam vários valores de contraste e gama para a renderização de texto. Isto utilizando DirectWrite, que é uma API de texto nativa.
O Chromium também utiliza o DirectWrite, mas a implementação da Google está limitada a determinadas tarefas, como a identificação de tipos de letra.
A Microsoft tem tentado resolver estas preocupações há já algum tempo. Em 2021, enviou uma atualização para o Edge que permitiu ao browser suportar a renderização de tipos de letra ClearType do Windows.
Embora o “suporte total” para ClearType não seja possível no Chrome porque este utiliza o Skia para a renderização de texto, a Microsoft efetuou várias alterações que irão aplicar os valores do ClearType Tuner à renderização de texto do Google Chrome.
Estas melhorias estão agora ativadas no Chrome Canary para Windows 11/10 por defeito. Entretanto devem chegar a todos com a versão 124.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!