Chrome tem novidades no preenchimento automático

O preenchimento automático de dados é algo que dá muito jeito. No entanto também pode tornar-se irritante se estiver desatualizado ou se já não for necessário. A Google está atenta a este facto e como tal resolveu fazer algumas alterações. Dito isto, o Google Chrome está atualmente a preparar um ajuste que tornará muito mais fácil a eliminação dos dados de preenchimento automático.

Chrome tem novidades no preenchimento automático

A novidade já apareceu na última versão do Chrome Canary e foi aí que se percebeu, pela primeira, como funciona a nova forma de apagar rapidamente os dados de preenchimento automático. O tweak, que vem desactivado por defeito através de uma flag chamada “mostrar um botão de apagar para entradas autocompletas”, faz exatamente o que esse nome implica. Coloca um pequeno botão de apagar ao lado de todas as suas entradas de autopreenchimento, tal como aparecem no ecrã.

Como é fácil de perceber e a Google explicou, quando se ativa essa flag as entradas de preenchimento automático ficam com um botão de apagar. Isto faz todo o sentido porque com o tempo acumulamos dezenas de entradas que não se justificam. Umas porque têm a morada desatualizada e outras porque contêm dados de teste que simplesmente ficaram registados.

Esta novidade já está a chegar a várias plataformas desktop, incluindo Windows, macOS, Linux e ChromeOS.

- Advertisement -

A propósito disto, no Twitter, o entusiasta do Chrome Leopeva64 mostrou esta funcionalidade em ação. No geral, parece bastante simples, mas é certamente uma novidade bem-vinda.

Chrome preenchimento automático

Lembro que no Chrome a eliminação dos dados de preenchimento automático não é possível de uma forma tão simples. Seja como for é possível fazê-lo mas temos de ir às definições, escolhermos o Preenchimento Automático e depois apagarmos os dados um a um. Isto nas categorias de palavras-passe, moradas e métodos de pagamento. Assim esta novidade facilita muito o processo.

Atualmente, este ajuste só é possível no Chrome Canary, por isso é provável que demore várias semanas, pelo menos, até que chegue a versões estáveis do browser.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.