Chrome para Android vai ganhar modo desktop permanente!

Neste momento para vermos as versões desktop dos sites quando estamos no Chrome para Android, temos de carregar no menu que está acessível através dos três pontos no canto superior direito e ativarmos a opção pedir site para computador. Apesar de isto ser suficiente para a maioria das pessoas, pode tornar-se um pouco chato para aqueles que querem sempre ver a versão para desktop dos sites. Felizmente, a Google está a trabalhar num novo botão que quando ativado vai permitir vermos sempre a versão para desktop dos sites no Chrome para Android.

Chrome para Android vai ganhar modo desktop permanente!

Uma nova linha de código disponível no browser que revela que a Google vai adicionar a função permanente de modo desktop no Chrome para Android.

Foi o leakster Leopeva64 que encontrou esta novidade escondida no código do Chrome e do Edge. No entanto não foi a primeira vez. Ainda assim nessa altura tinha a designação Demo e como tal considerou-se que talvez não chegasse à versão final.

Entretanto lembro que o Chrome já apresenta as versões Desktop por defeito em tablets Android que têm ecrãs com mais de 10 polegadas. Isto começou a acontecer a partir do Chrome 91.

Para além desta novidade há outra. Assim teremos o suporte para multi-instâncias e também um novo gestor de janelas.

Nas últimas semanas chegaram várias alterações ao código com a designação “multi-instância”. Assim isto adiciona um novo botão ao menu de contexto do Google Chrome sempre que o dispositivo entra no modo de ecrã dividido. Assim se carregarmos em Nova Janela vamos ter uma nova instância do Chrome na outra metade do ecrã. Para além disso, sempre que uma segunda instância do Chrome é executada surge uma opção no menu que permite gerir as janelas. Mostra todas as janelas ativas e quantos separadores estão abertos dentro delas. É possível abrir até cinco! Depois o estado de cada instância é guardado no Chrome permitindo que tudo fique lá, mesmo depois de reiniciar como refere o XDA.

Chrome no Android 12
Imagem: XDA-Developers.com

Uma vez que cada janela é uma nova instância do Google Chrome, elas surgem separadamente na lista de aplicações recentes do Android. Faz lembrar quase o que acontecia por engano no Android 5.0 Lollipop. Aí, o sistema operativo misturava os separadores do Chrome com as apps recentes. Isto desapareceu na versão 6. Ora quem gostava dessa função vai receber de braços abertos esta nova função.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!