Chrome: menu das definições vai ter direito a um novo design!

O Chrome é sem dúvida um dos melhores browsers. No entanto isto não significa que tudo seja perfeito. As definições são um dos campos onde há espaço para melhorias. Assim, no fórum de discussão do Chromium.org, o motor do Chrome e também do Microsoft Edge, falou-se um menu de definições redesenhado e sobretudo mais compartimentado.

Chrome: menu das definições vai ter direito a um novo design!

As mudanças têm como principal objetivo mostrar menos opções numa única página. Deste modo o principal surge logo e o resto fica dividido em vários sub-menus. As versões Canary já têm esta opção disponível. Para ativar basta introduzir esta linha na barra de endereços chrome://flags/#settings-landing-page-redesign. A seguir escolha Enabled.

Aqui estão as diferenças. Primeiro a imagem antes das modificações que foi partilhada pelo AndroidPolice.

Chrome menu definições

O mesmo ecrã depois das modificações em que está tudo muito simplificado.

Chrome menu definições

É realmente uma mudança interessante e que facilita muito as coisas. O site AndroidPolice revela que isto é uma forma desta app se aproximar mais da organização dada nos menus do Windows e do Mac.

Apesar desta alteração já estar disponível na versão Canary não quer dizer que chegue à versão final como refere o site AndroidPolice. No entanto, é muito provável que isto aconteça.

Entretanto e por falarmos em novidades saiba que o Chrome 90 trouxe o dinossauro para o iPhone e iPad.

No início de Abril, a Google lançou um pequeno update por cima da versão 87 para resolver bugs e outros pequenos problemas. De facto, a versão 88 em Janeiro ficou de fora e também a 89 em Março. Agora com a versão 90 chega tudo o que ficou por lançar. Lembro que esta versão já tinha chegado ao Android, Mac, Windows e Linux a meio do mês passado.

Chrome menu definições

Aquilo que os utilizadores mais vão notar é a utilização de widgets no iPhone e iPad.

Os primeiros têm as dimensões de 2×1 e permitem saltar rapidamente para a barra de endereços e abrir uma janela de navegação privada. Entretanto há também uma opção de para iniciar a pesquisa de voz através do microfone e aceder rapidamente ao leitor de QR como refere o site 9to5Mac.

Os outros dois com 1×1 só funcionam como atalhos rápidos. Um deles abre o endereço chrome://dino para aceder ao jogo do dinossauro. Entretanto so três widgets ajustam-se à cor de fundo de acordo com o tema. Entretanto a versão 90 do Chrome para o iPhone e iPad também adiciona a possibilidade de se guardar nomes de utilizador e passwords no Chrome.

Adicionar os widgets no iOS 14 é muito simples. Dito isto, fique a carregar no ecrã principal, clique no ícone + e procure por widgets do Chrome.

De facto, é bom vermos a chegada de uma nova versão do browser ao iOS, sobretudo quando chega com novas funcionalidades e sobretudo porque antes duas versões ficaram na gaveta.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!