Faça isto para o Chrome gastar menos bateria no seu smartphone!

O Chrome é um dos melhores browsers para smartphone. No entanto, também é conhecido por consumir muita bateria no Android e em todas as outras plataformas em que está disponível. Para resolver este problema, pode mudar para alternativas que consumam menos bateria, mas se for um fã incondicional do Chrome, esta não é uma opção. Assim faça isto para o Chrome gastar menos bateria no seu smartphone!

Faça isto para o Chrome gastar menos bateria no seu smartphone!

Feche separadores de que não necessita

Se tem o hábito de acumular separadores no Chrome, essa pode ser uma das principais razões pelas quais o seu browser consome mais bateria. Cada separador adicional aberto significa que o browser precisa de trabalhar mais. Com mais separadores abertos, digamos dezenas de separadores, o Chrome terá de utilizar mais recursos do seu telefone para continuar a funcionar, sendo um deles mais energia.

chrome gastar menos bateria

Dito isto, para reduzir o consumo de bateria do Chrome, deve manter sempre os separadores abertos no mínimo. Isto é mais fácil de dizer do que de fazer, porque a maioria de nós abre uma página Web interessante, mas não tem tempo para a consultar, pelo que deixá-la aberta significa que pode ter a oportunidade de o fazer mais tarde sem se esquecer. Se for esse o seu caso, habitue-se a utilizar a funcionalidade de favoritos do Chrome ou então o Pocket.

Para fechar um separador, toque no ícone do quadrado com um número (ou letra) no canto superior direito e, em seguida, toque no botão Fechar (X) no canto superior direito de cada separador para fechar. Também pode recorrer ao menu de três pontos para fechar tudo.

Ajustar as definições de utilização da bateria do Chrome

A equipa responsável pelo Android sabe que algumas aplicações podem consumir muita bateria, pelo que lhe dá as ferramentas para ajustar a utilização da mesma quando necessário. Pode ajustar manualmente a utilização da bateria do Chrome entrando na aplicação Definições.

chrome gastar menos bateria

Abra as Definições, aceda a Aplicações e selecione Chrome na lista de apps abertas recentemente. Se não conseguir ver a aplicação, toque em Ver todas as [x] aplicações e, em seguida, toque em Chrome na lista.

Na página de informações da aplicação do Chrome, desloque-se para baixo até Utilização da bateria da aplicação e selecione Restringido ou Optimizada.

Desativar a sincronização automática

A sincronização automática permite que o Chrome sincronize determinados dados e funcionalidades em diferentes plataformas se iniciar sessão utilizando um único e-mail. Esta funcionalidade garante que tem os seus favoritos, endereços, histórico, métodos de pagamento, palavras-passe, lista de leitura, separadores abertos e até definições em todos os dispositivos, poupando-lhe a dor de cabeça de começar do zero.

Mas se prolongar a vida útil da bateria do seu smartphone Android for mais importante do que a conveniência da sincronização automática, deve desativar a funcionalidade. Abra o Chrome e toque no menu de três pontos no canto superior direito. Selecione Definições no menu pop-up e, em seguida, toque em Sincronizar. Para desativar a sincronização, selecione Terminar sessão e desativar a sincronização e, em seguida, toque em Continuar.

Desativar o pré-carregamento da página

O pré-carregamento é uma funcionalidade que permite ao Chrome carregar páginas que pensa que o utilizador poderá visitar antes de o fazer. Essencialmente, o pré-carregamento ajuda a acelerar o Chrome, conduzindo assim a uma experiência de navegação mais rápida. No entanto, isto significa que o Chrome terá de trabalhar mais, consumindo assim mais bateria.

Para desativar o pré-carregamento, toque no menu de três pontos no canto superior direito e seleccione Definições na janela pop-up. Toque em Privacidade e segurança e, na página seguinte, seleccione Pré-carregar páginas e, em seguida, escolha Sem pré-carregamento.

Com tudo isto o Chrome vai gastar menos bateria no seu smartphone.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados