Chrome: Ative já a proteção dos seus dados pessoais

Até o utilizador mais experiente no mundo da Internet pode acabar num site de phishing sem dar conta. Basta um toque acidental com o rato numa ligação para acabar num site falso mas muito bem feito que só tenta roubar as informações do utilizador.

Quem tem jeito para criar este sites costuma apostar em domínios onde os utilizadores costumam cair por engano.

Imaginemos. Em vez de gmail.com, acabamos por escrever gmail.net. Ou então, gmai.com.

Atenta a isto, a Google resolveu concentrar-se em descobrir novas formas de proteger os utilizadores.

Assim, o Chrome vai dar uma preciosa ajuda!

Desde o lançamento do Chrome Canary 70, os engenheiros desenvolveram uma funcionalidade para detetar URLs semelhantes. Está acessível quando se insere o código que indicamos abaixo na barra de URL:

chrome://flags/#enable-lookalike-url-navigation-suggestions

Depois de o inserir carregue na tecla Enter. Posteriormente vai surgir uma nova janela. Nessa janela escolha a opção Enable.

chrome

Esta funcionalidade parece estar presente na última versão estável, embora, de acordo com a CNET, ainda não esteja totalmente funcional. No entanto, testámos e funcionou muito bem.

O Chrome Canary é uma versão experimental do Chrome para quem gosta sempre de deitar a mão às primeiras versões.

Quando o utilizador insere um URL suspeito com esta funcionalidade ativada, o Chrome apresenta uma janela a questionar se realmente pretende aceder ao endereço em questão.

Segundo a engenheira do Google Chrome, Emily Stark, este alerta foi desenvolvido para ser mais informativo do que assustador. 

Resta agora saber quando será a divulgação oficial desta funcionalidade.

Entretanto e já que falamos em Chrome já experimentou o jogo escondido neste browser?

Um segredo pouco conhecido no Google Chrome é o jogo dos dinossauros. Este jogo aparece quando tenta aceder a um site mas está desligado da Internet.

O dino que está no Chrome é um simples jogo na horizontal, onde salta sobre cactos e evita obstáculos. Os controlos são básicos. Pressione espaço para saltar (e para iniciar o jogo) e a seta para baixo para se abaixar. O objetivo é sobreviver durante o maior tempo possível ou até à sua Internet começar a funcionar.