Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Chrome: veja agora mesmo se os seus dados ficaram em perigo!

por Bruno Fonseca
13 de Junho, 2022
em Sem categoria
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
Google Chrome memória Windows, Chrome em risco
Seguir no Discover Adicionar como fonte preferida

Todos temos um browser instalado no computador. Afinal de contas é uma das grandes portas de entrada para o mundo da Internet. Isto, claro, para além de muitas apps que nos permitem comunicar ou jogar. Agora eis que há uma nova descoberta que nos pode fazer olhar para o Chrome, Firefox ou Edge de outra forma e sobretudo para a forma como lidam com os nossos dados. É que sem sabermos o browser pode estar a revelar dados pessoais e sensíveis incluindo nomes de utilizador, passwords e mais dados sem qualquer encriptação. Quem o afirma é o investigador de segurança da empresa CyberArk, Zeev Ben Porat.

Chrome: veja agora mesmo se os seus dados ficaram em perigo!

A maioria dos browsers baseados no motor Chromium parecem estar afetados, incluindo o Google Chrome e o Microsoft Edge. Mas parece que os problemas não ficam por aqui. É que há outros também com problemas. Um teste rápido no Windows 11 afirmou que este problema é extensível ao Brave ou ao Firefox.

O grande problema é que deitarem a mão aos nossos dados não é necessário um acesso físico à máquina. Assim basta um acesso remoto para se conseguir extrair os dados. Esta extração pode ser feita através de qualquer processo que esteja a correr na máquina e nem são necessários privilégios de administração.

O que torna isto possível é o facto de se poder carregar na memória todos os nomes de utilizador e passwords que estão no gestor de palavras-passe.

Os sistemas de autenticação de dois fatores podem não ser suficientes para garantir proteção

Isto porque basta que os dados de uma sessão estejam também presentes na memória para o atacante conseguir entrar.

Mas que dados vão parar à memória?

Os nomes de utilizador e password quando acedemos a uma aplicação web.

Os endereços que visitamos, os nomes de utilizar e password e muitas outras coisas.

Da mesma forma todos os cookies que pertencem a uma determinada aplicação web também podem ficar guardados na memória. Isto entre outros.

Como verificar se está seguro

Os utilizadores Windows podem recorrer à ferramenta que está disponível aqui para testarem se estão protegidos ou em perigo. Dito isto, descarregue a versão portable, extraia os conteúdos e corra o executável.

Entretanto introduza um nome de utilizador, password ou outros dados sensíveis que queira testar.

Clique duas vezes no processo relativo ao browser para mostrar as informações detalhadas. Mude para o separador Memory. A seguir ative o botão Strings na página. Selecione OK na página. Ative o botão filter na janela que se abrir e selecione contains do menu de contexto. Depois introduza a password ou quaisquer outras informações no campo Enter the filter pattern e clique em OK.

Se a data que introduziu for encontrada na memória então está em risco.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

As subscrições silenciosas que podem estar a roubar-te 300€ por ano, O novo truque com notas falsas que está a enganar muitos, poupar 200 Euros por mês, pagar dinheiro ao banco, dinheiro esquecido em contas antigas

Portugal tem um imposto temporário com… 366 anos!

2 horas atrás
xiaomi, su7

Xiaomi quer vender carros que mudam contigo!

4 horas atrás
Chat Control passou: o que muda mesmo nas tuas mensagens (e o que é exagero)

Chat Control passou: o que muda mesmo nas tuas mensagens (e o que é exagero)

5 horas atrás
Grelhador de mesa elétrico de 2000W do LIDL, LIDL arrasa nos preços: descontos imperdíveis para a tua cozinha

Chegou ao LIDL o eletrodoméstico que faz a tua fruta render o dobro

6 horas atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados