Chrome: como guardar as imagens em qualquer formato

À semelhança do que acontece noutros browsers, também podemos utilizar o Chrome para guardar imagens que possamos partilhar. O problema é que em muitos casos até as gravamos mas quando as enviamos para alguém a outra pessoa não consegue abrir. Isto porque em alguns casos ficam nos formatos webp ou avif. Entretanto noutras vezes acabam por ficar em PNG ocupando muito mais espaço do que deveriam. Dito isto vamos explicar-lhe como guardar imagens do Chrome em qualquer formato.

Chrome: como guardar as imagens em qualquer formato

As imagens que está a tentar descarregar no Chrome estão a chegar no formato WebP, mas prefere que sejam descarregadas como JPEG ou PNG? É verdade que as imagens WebP são menores do que outros formatos de imagem, por isso os sites usam-nas para que tudo seja mais rápido. No entanto, não dá muito jeito guardamos fotografias e outros conteúdos nesse formato. Isto porque algumas aplicações não o reconhecem. Dito isto vamos explicar-lhe como pode fazer para resolver este problema e gravar as imagens no formato JPG ou outro da sua preferência.

O problema dos novos formatos

O formato de imagem WebP foi introduzido pela Google há mais de uma década e, nos últimos anos, tornou-se num standard. As imagens neste formato são menores e mais leves do que outras, e a sua compressão superior tem-no tornado bastante popular nos últimos tempos. Apesar de ser menor, mantém um elevado nível de qualidade.

Chrome Webp

Já o AVIF chegou em 2019 e em vários testes realizados pela Netflix em 2020, mostrou uma melhor eficiência de compressão do que o JPEG, bem como uma melhor preservação de detalhes, menos artefatos e melhor cor.

A razão para o Chrome o utilizar

De acordo com a documentação do Google Developers, as imagens WebP são 25% menores do que outros formatos de imagem. Assim, são relativamente fáceis de carregar na web, o que ajuda as páginas a ficarem mais rápidas. Devido a isso, a maioria dos programadores prefere servir imagens WebP nos seus websites para carregar rapidamente e aumentar os seus rankings nos motores de busca.

Assim, se o Chrome guardar imagens como WebP, então o mais provável é que o proprietário do site esteja a servir imagens nesse formato aos seus visitantes para que o site carregue mais rapidamente.

Como gravar essas imagens em JPEG 

A forma mais fácil de guardar imagens WebP noutros formatos é utilizando uma extensão. Entre as centenas de extensões disponíveis, Save Image As Type é a melhor escolha. Com esta extensão, pode descarregar imagens diretamente com o botão direito do rato para qualquer formato que deseje, o que torna o processo simples.

A extensão está disponível para download aqui.

chrome png jpg

Assim que ela estiver instalada podemos começar logo a utilizar.

Dito isto quando virmos uma imagem que gostamos basta carregarmos por cima dela com o botão direito do rato, escolher a opção Save Image as Type e escolher o formato desejado.

chrome png jpg

A partir deste momento já não vamos ter mais problemas com imagens WebP.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...