Inicio Android Chrome Beta 81 chega com realidade aumentada e NFC

Chrome Beta 81 chega com realidade aumentada e NFC

O Chrome 80 foi lançado no início deste mês, o que significa que está na hora do Chrome 81 passar para a fase beta. Esta atualização não possui tantas alterações voltadas para o utilizador. No entanto, existem novas APIs no Chrome Beta 81 para a criação de aplicações Web poderosas. Vamos então olhar para todas as novidades!

Chrome Beta 81 chega com realidade aumentada e NFC

A Google tem trabalhado durante anos para preencher a lacuna entre aplicações web e nativas. Agora e para tornar tudo ainda melhor, eis que o gigante dos motores de busca está a dar às aplicações baseadas na Internet o acesso ao mesmo hardware que têm as apps nativas. O Web Bluetooth foi um passo importante nessa direção, e agora chegou também o NFC.

Chrome Beta 81

A nova API NFC permite que as aplicações baseadas na Internet leiam e gravem em tags NFC. A Google diz que isto será útil para exposições em museus, gestão de inventários, fornecimento de informações em identificadores de conferências e qualquer outra coisa em que o NFC esteja a ser utilizado.

A API é muito fácil para os programadores utilizarem ⁠ – são necessárias apenas algumas linhas de código para gravar dados numa tag ou ler dados existentes. No entanto, o Web NFC ainda não está numa fase final. Isto significa que o standard ainda pode mudar e não está ativado por defeito.

Realidade aumentada

O WebXR é a nova versão do WebVR, desenvolvido para criar experiências de realidade virtual e de realidade aumentada no browser. Assim, o Chrome 81 leva a realidade virtual a todos os utilizadores, sem serem necessárias manobras adicionais. Há muitos exemplos da utilização deste novo sistema aqui.

Muitas novidades a chegar também ao Chrome 82

Se o Chrome 81 parece não trazer grandes novidades para os utilizadores finais, com o 82 vai ser diferente.

Assim, a partir da versão 82, que deverá ser lançada em Abril, o Chrome vai começar a avisar se os utilizadores estiverem prestes a fazer downloads de executáveis ‘estranhos’ de sites que deveriam ser seguros.

Posteriormente, na versão 83 do Chrome, estes downloads de executáveis irão ser imediatamente bloqueados, e o aviso irá passar para outro tipo de ficheiros, como PDFs, documentos Office, etc… O mesmo irá acontecer com a versão 84 e 85. Ou seja, a Google vai implementar esta funcionalidade de segurança ao longo do tempo, versão a versão, tipo de ficheiro a tipo de ficheiro. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...