Google Chrome vai dizer-lhe se pode atualizar para o Windows 11

A Microsoft bem tenta convencer os utilizadores a escolherem o browser Edge, mas a verdade é que o Google Chrome domina o Windows com cinco vezes mais utilizadores. E agora, com uma mudança silenciosa mas significativa, o Chrome passou a verificar se o seu computador é compatível com o Windows 11. Isto mesmo que ainda esteja no Windows 10.

Google Chrome vai dizer-lhe se pode atualizar para o Windows 11

Pode parecer estranho, mas há uma razão clara para isto.

O que está o Chrome a fazer com esta informação?

Segundo o site Windows Latest, o Chrome começou a recolher dados para perceber quais os computadores que já deviam estar atualizados para o Windows 11. Esta informação irá influenciar as decisões da Google sobre o suporte ao navegador em futuras versões, especialmente quando se trata de decidir por quanto tempo continuará a funcionar bem no Windows 10.

voltar ao Windows 10, fim do Windows 10 previsto, computador sem funcionar, Windows 11 KB5037771, não atualiza o Windows 11, Windows 11 super resolução, driver para o Windows 11, atualização para o Windows 11 2023, Truques para instalar o Windows 11, Windows limpeza, Windows 11 23H2 instalado, upgrade grátis para o Windows 12, menu de definições rápidas do Windows 11, mudar para o Windows 11, atualização do Windows 11 ecrãs, reparar computador a reiniciar
Galati, Romania – June 19, 2022: Checking for Windows 11 updates on laptop screen close up view

Ou seja, se o seu PC for compatível com o Windows 11 mas continuar no Windows 10, pode estar a contribuir para uma possível redução no suporte futuro do Chrome na versão antiga do sistema.

Windows 10 está a caminho do fim… mas com muitos resistentes

Atualmente, cerca de metade dos utilizadores de Windows ainda usam o Windows 10, mesmo com o Windows 11 finalmente a ultrapassar a sua quota de mercado.

O número impressiona: 400 milhões de PCs podem ser atualizados para o Windows 11, mas não o foram. Outros 240 milhões já não são compatíveis com a nova versão. E isso está a preocupar a Microsoft.

A empresa estendeu o suporte de segurança gratuito para o Windows 10 por mais 12 meses (até outubro de 2026), mas há quem defenda que esse gesto só atrasa ainda mais a transição para o sistema mais seguro.

A Microsoft também não está a ficar de braços cruzados

De forma discreta, a Microsoft tem estado a forçar a instalação da atualização KB5001716 nos PCs com Windows 10. Segundo o Neowin, esta atualização permite à empresa “empurrar” novas funcionalidades, mesmo que o utilizador não as peça.

Meteorologia anúncios, Menu Iniciar Android, procura no Windows 11, menu iniciar do anúncios no menu Iniciar, Windows 11, Chrome Arm para Windows, windows ficheiros, aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

Depois de instalada, o Windows 10 pode começar a mostrar alertas periódicos a avisar:

  • Que o seu sistema está fora do ciclo de suporte;
  • Que o seu PC não cumpre os requisitos para a versão atual do Windows;
  • Ou que há riscos de segurança por falta de atualizações.

Em resumo? Mesmo com o suporte prolongado, não espere tranquilidade até 2026. Assim os alertas vão continuar a aparecer, e a pressão para atualizar vai aumentar.

A mensagem da Microsoft (e agora, silenciosamente, da Google) é clara: se o seu computador é compatível com o Windows 11, está na altura de atualizar.

O Windows 10 ainda vai receber suporte por mais algum tempo, mas tanto a segurança como o desempenho e até a compatibilidade com apps como o Chrome podem começar a degradar-se mais cedo do que pensa.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque