Chrome acaba para milhões de utilizadores em 2023

O browser da Google pode ser o mais popular do mundo, mas a Google anunciou que o suporte do Chrome acaba para milhões de utilizadores Windows no início de 2023. Isto não é algo inédito uma vez que também no mundo Apple há pessoas que têm vários computadores como o Mac Mini mais antigo ou MacBooks que são perfeitamente funcionais mas que praticamente não têm um browser utilizável pelo fim do suporte.

Chrome acaba para milhões de utilizadores em 2023

É algo que não vai agradar a todos os utilizadores. Sobretudo porque há muitas pessoas que ainda estão a utilizar o Windows 8.1, o Windows 8 e o próprio 7. No entanto, a gigante dos motores de busca diz mesmo no seu blog que os utilizadores do Chrome devem garantir que os seus dispositivos estão a funcionar pelo menos com o Windows 10.

chrome

“Com o lançamento do Chrome 110 (provisoriamente agendado para 7 de fevereiro de 2023), terminaremos oficialmente o suporte ao Windows 7 e Windows 8.1″, revelou o Gestor de Suporte do Google Chrome.

A decisão da Google de deixar cair o suporte para estas plataformas corresponde à política de ciclo de vida do Windows da Microsoft. Assim termina o suporte alargado para o Windows 7 e Windows 8.1 no dia 10 de janeiro de 2023.

Google Chrome Windows 8

Atualmente, o Windows 7 ainda é utilizado em cerca de 10% dos computadores em todo o mundo. Já o Windows 8.1 está apenas presente em 2.7%, de acordo com o Statcounter GlobalStats.

Entretanto e por falar em números lembro que o Chrome tem uma quota de mercado superior a 65%. A isto segue-se o Safari com cerca de 18%. Depois está o Microsoft Edge com 4,32% (que utiliza o motor de renderização Chrome com melhorias da Microsoft).

Utilizadores aconselhados a mudarem de sistema operativo

Apesar de as versões mais antigas do Google Chrome funcionarem mesmo depois de o suporte ter acabado no Windows 7 e 8.1, a Google aconselha os utilizadores a atualizarem os seus sistemas para continuarem a receber atualizações de segurança.

Windows 10 20H2 novidades, Chrome acaba 2023

Isto é exatamente o mesmo conselho da Microsoft para clientes com sistemas operativos fora do suporte. Tudo porque já não recebem assistência técnica ou atualizações de software, expondo os seus PCs e dados a riscos de segurança.

“As versões mais antigas do Chrome continuarão a funcionar, mas não haverá mais atualizações para os utilizadores nestes sistemas operativos”, reforçou a Google.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados