Chrome 86 chega com muitas novidades de segurança!

O Google Chrome é um dos browser mais populares, tanto nos computadores como nos dispositivos móveis. Assim, a comprová-lo está uma taxa de utilização de 65%. Agora o Chrome vai ficar ainda melhor, tanto no Android como no iOS, graças a uma funcionalidade de segurança. Na prática é a possibilidade de detetar palavras-passe comprometidas. Depois diz aos utilizadores como é que podem resolver esta situação. Entretanto esta novidade do Chrome 86 já tinha sido vista na versão Canary.

Chrome 86 chega com muitas novidades de segurança!

O Google Chrome já tem uma excelente gestão de passwords. Assim, funciona bem. Assim elas ficam todas guardadas num formato encriptado. Agora o gigante dos motores de busca foi ainda mais longe. Assim verifica se os dados guardados surgiram em alguma base de dados de informações comprometidas.

Chrome 86

A Google afirma que os nomes de utilizadores e palavras-passe são enviados para verificação. Isto através de uma forma especial de encriptação. Depois de ser detetada uma palavra-passe comprometida, o Chrome ajuda a alterar.

No entanto este browser tem ainda mais opções de segurança. Dito isto, temos funcionalidades de proteção da navegação melhoradas. O Enhanced Safe Browsing partilha os ulrs estranhos com a Google para determinar se estamos prestes a visitar um site de phishing ou com malware.

Chrome 86

Entretanto, o Face ID, o Touch ID ou o pin do smartphone pode ser usado como método de autenticação. Tudo para preencher automaticamente passwords no iOS. O Android, em Julho, também recebeu esta novidade.

O Chrome 86 impede também que utilizadores do macOS, Windows, Linux e Chrome OS descarreguem ficheiros (ficheiros .zip e .iso) por HTTP numa página HTTPS. Dito isto, surge a mensagem o ficheiro x não pode ser descarregado com segurança.

Por tudo isto, vale a pena fazer já a atualização para a nova versão do Chrome. Assim pode descarregar aqui.

Já está a usar a nova versão? Encontrou as novidades? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também