Chrome 79 está melhor do que nunca! Veja todas as novidades!

Depois do lançamento da versão 78 do Chrome no Android,a Mac, Windows e Linux e mais recente versão beta deste browser tão popular já está a ser disponibilizada. Dito isto, o Chrome 79 beta vem com diversas funcionalidades interessantes. Logo à partida temos o congelamento de separadores em computadores para poupar recursos, área de transferência partilhada e um trial de DNS-over-HTTPS.

Chrome 79 está melhor do que nunca! Veja todas as novidades!

A nova funcionalidade de “congelamento de separadores” no Chrome 79 funciona para economizar memória, CPU e aumentar a duração da bateria. Esta funcionalidade já está disponível para as plataformas Mac, Windows e Linux, bem como para o Chrome OS. O funcionamento é simples. Os separadores que estiverem em segundo plano durante mais de cinco minutos serão congelados e não poderão executar tarefas. Há uma exceção para conteúdos áudio e vídeo.

Chrome 79

Entretanto a Google também está a trabalhar numa área de transferência partilhada entre computadores e o sistema Android. Ela está disponível quando se utiliza o botão direito do rato. Assim, o texto copiado pode ser partilhado com dispositivos ligados à mesma Conta Google e com o Chrome Sync ativado. Para não haver surpresas, o texto é criptografado ponta a ponta, não sendo possível à Google ver o conteúdo.

Eis que chegamos agora à terceira grande novidade. Originalmente planeada para a versão anterior, o Chrome 79 foi quem a recebeu. Na prática, permite ligações DNS seguras com DNS sobre HTTPS. Isto impede logo para começar redirecionamentos maliciosos.

Para além do que já foi referido, o Chrome vai começar a assinalar sites que usam TLS 1.0 ou 1.1 como “Não seguros”. Esta medida começa a Janeiro de 2020.

Outra novidade do Chrome 79 é a API WebXR Device. Na prática permite aos programadores criarem experiências de realidade virtual baseadas na web para smartphones e outros dispositivos.

Entretanto, para terminar esta viagem pelas novas funcionalidades do Chrome temos um launcher para as apps web progressivas. É sem dúvida uma boa ideia.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!