Chrome 55: Como salvar páginas web e multimédia para ver offline 

180624
0
Share:

A versão 55 do Google Chrome para Android já começou o rollout em Portugal e se ainda não actualizou o seu Chrome para esta versão, sugerimos que o faça. A capacidade de guardar páginas web para ver offline vale a pena por si só.

Esta é uma novidade de monta: o Chrome 55 permite-nos salvar vídeo, áudio e páginas inteiras para vermos posteriormente. Isto é sumamente útil para pessoas como eu próprio, que depende da rede móvel ao longo de todo o dia.

Portanto, agora podemos guardar notícias e artigos da Leak logo pela manhã ou ao almoço, para ler mais tarde sem gastar tráfego.

  • Como salvar páginas web com o Google Chrome para Android?
Guardar páginas é tão fácil quanto pressionar o novo símbolo de download.

Guardar páginas é tão fácil quanto pressionar o novo símbolo de download.

Imaginemos que estão interessados em comprar um telemóvel. Na Leak tem já bastantes análises, e decide que vai guardar para ler mais tarde. Mas não nos favoritos.

No Chrome 55, mesmo ao lado da estrela dos marcadores, encontra a nova seta para baixo que permite guardar a página inteira, imagens e formato incluídos.

As páginas guardadas têm o seu próprio separador nas transferências.

As páginas guardadas têm o seu próprio separador nas transferências.

Para ver a página posteriormente, basta ir ao menu principal (os três pontos verticais) e escolher “transferências”. O Chrome agora tem o seu próprio diretório de transferências e encontrará aí as páginas guardadas.

Por defeito, links e outros conteúdos ativos não correm de imediato, mas podem ser activados com um toque longo.

Os sites guardados terão depois de ser apagados manualmente, não se esqueçam.

  • E como salvar vídeos ou áudio?

O problema aqui é que muitos sites usam players específicos que não são afectados pelas atualizações do Google. Aí não há nada a fazer.

Vídeos do YouTube embebidos também são outra história e não resultam.

Mas nos restantes sites, passaremos a ver o “download” junto ao conteúdo multimédia que ficará disponível nas mesmas transferências.

  • Que outras novidades traz o Chrome 55?

O Chrome 55 para Android é particularmente útil, pois continua o trilho de economia e consome menos memória que a versão 54.

Mas apresenta também um novo corretor ortográfico que detecta palavras mal escritas em tempo real, uma adição perfeitamente útil.

Portanto que esperam para atualizar o Chrome?

Share:

Leave a reply