China vs USA – O ataque de Trump à Huawei foi um erro?

Apesar de todas as acusações por parte da administração Norte Americana, é cada vez mais óbvio que a proibição imposta à Huawei teve muito a ver com o avanço que a gigante Chinesa tinha e continua a ter no mundo das redes 5G. Ou seja, foi tudo uma estratégia para equilibrar a balança da inovação tecnológico, a favor das empresas sediadas nos Estados Unidos.

No entanto, é também verdade que o ataque de Donald Trump à gigante Huawei é também cada vez mais uma ‘confusão’ sem ponta por onde se pegue! Sabe porquê?



Chiva vs USA – O ataque de Trump à Huawei foi um erro?

Huawei

Portanto, em primeiro lugar, caso não saiba, tanto a Google como o Facebook tiveram de abandonar a China devido ao facto de ambas as empresas não concordarem com a lei do governo local. O que claro está, deixou uma região do globo sem duas das plataformas mais dominadoras do planeta. Assim, na ausência destas duas gigantes, as empresas Chinesas foram capazes de construir um ecossistema na Internet diferente, e na verdade, superior em alguns aspetos ao ecossistema que conhecemos no ocidente. Por isso, trabalhar sem serviços Google não era de todo uma novidade para a Huawei.

Em segundo lugar, a Huawei nunca conseguiu entrar no mercado Norte Americano! Por isso, ficar de fora desta região não é nenhum fim do mundo para a empresa. Aliás, com a hostilidade crescente da administração de Donald Trump, e ataque dizimador à ZTE, foi fácil para a Huawei começar a preparar algumas contra-medidas contra o que poderia acontecer a qualquer momento.

A ZTE foi o primeiro alvo de Trump! E claro está, como é uma empresa bastante mais pequena e frágil que a Huawei, rapidamente começou a dar de si. Um sucesso fácil para os Estados Unidos e Donald Trump! Contudo, o mesmo já não aconteceu com a Huawei. Especialmente porque com o ataque à ZTE, a Huawei ganhou um ano para se preparar para a ‘guerra’.

Estamos no início da era do 5G, com a Huawei a ser uma das rainhas desta tecnologia! Tal foi o seu esforço no desenvolvimento de standards para a nova geração de telecomunicações móveis! Por isso, tudo isto funciona como uma tábua de salvação para a Huawei, visto que é quase impossível implementar uma infra-estrutura 5G em grande escala sem a Huawei. Em suma, o timing do ataque foi mau.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário