Diz-se que o próximo processador principal da MediaTek, o Dimensity 9400, utiliza o novo processo de 3nm da TSMC. Em outras palavras, o chip será fabricado usando o processo de 3nm de segunda geração. Isto segundo parece.
Chipset Dimensity 9400 utiliza o processo de 3nm da TSMC
O processador Dimensity 9400 da MediaTek usará o novo processo de 3nm da TSMC, assim como o novo chip da Qualcomm.
Esta informação vem do leakster Digital Chat Station. Esse leakster chinês geralmente acerta nas coisas. Assim não temos realmente uma razão para duvidar dele. Ele também disse que podemos esperar um desempenho consideravelmente melhor.
Lembramos que o processador A17 Pro da Apple é feito com o processo de 3nm da TSMC. Esse chip utiliza o processo ‘N3B’, que é a tecnologia de 3nm de primeira geração. A MediaTek pretende utilizar o processo “N3E”, que é a tecnologia de segunda geração.
Para que fique claro, a MediaTek não será a única a utilizá-lo. A Qualcomm também utilizará essa tecnologia para os seus produtos. A Qualcomm também utilizará essa tecnologia para seu processador Snapdragon 8 Gen 4, que também chegará no final deste ano. Assim, os dois concorrentes irão utilizar a mesma tecnologia de fabrico.
Este processador basear-se-á nos designs de CPU e GPU da ARM
Em qualquer caso, a Digital Chat Station também mencionou que o Dimensity 9400 contará com os designs de CPU e GPU da ARM. Sabemos que o Cortex-X5 será incluído, mas não muito mais, infelizmente.
Será interessante ver que tipo de configuração a MediaTek usará. Com o Dimensity 9300, a empresa decidiu abandonar completamente os núcleos de eficiência. Resta saber se o mesmo acontecerá com o Dimensity 9400, mas os rumores dizem que sim.
Além disso, a Qualcomm está a mudar para os núcleos Oryon personalizados ainda este ano. Portanto, resta saber como isso vai melhorar o chip, ou talvez levá-lo a um caminho diferente. A batalha entre os chips Qualcomm e MediaTek é algo que decorre todos os anos. Os núcleos Oryon e um processo de fabrico totalmente novo irão certamente manter as coisas interessantes.